Reparo ósseo alveolar em ratos em risco de Osteonecrose dos Maxilares Induzida por Medicamentos, submetidos a regeneração óssea com enxerto Xenógeno e β- trifosfato de cálcio (β-TCP)

Autores

  • Jonathan Ribeiro

Resumo

Objetivo: Avaliar a formação de lacunas ósseas em ratos em risco de OMIM, submetidos a exodontias e regenração óssea com enxerto de osso xenógeno, e enxerto de β- trifosfato de cálcio (β-TCP).

Métodos: Foram utilizados 20 Ratos Wistar machos com 3 meses de idade, pesando 350 – 450g, submetidos a indução da Osteonecrose por uso de ácido zoledrônico (0,2mg/kg) durante 05 semanas. Na 7a semana foi realizado a cirurgia de exodontia dos molares superiores direito e preenchimento do alvéolo com coágulo (controle), enxerto xenógeno (Grupo 2), e β- trifosfato de cálcio (β-TCP) (Grupo 3). A eutanásia foi realizada na 15a semana. Foram realizadas análises morfométrica e estereológica. Foram utilizados os testes estatísticos ANOVA e Tukey, considerando-se um nível de significância de 5%.

Resultados:. A análise quantitativa demonstrou que o Grupo 3 (BTCP) apresentou menor formação de lacunas ósseas e maior formação de tecido ósseo sadio quando comparado com os grupos 1 e 2 (p<0,05).

Conclusão: Os resultados deste trabalho demonstram uma menor formação de lacunas ósseas quando utilizado BTCP para regenração óssea dos alvélos de ratos em risco de OMIM. No entanto, mais estudos necessitam ser realizados até o desenvolvimento de um protocolo definitivo para prevenção desta complicação em humanos.

Downloads

Publicado

2022-05-05

Edição

Seção

Artigos DACS