AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS CURSOS DA SAÚDE DO UNIFESO PARA A SOCIEDADE DA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Renato Santos de Almeida UNIFESO
  • Laura Stella Zamora Mello
  • Juliana Lima Jesus
  • Beatriz Alves Guedes

Palavras-chave:

Ciência e sociedade, Pesquisa em saúde, Qualidade de Vida.

Resumo

Embora existam diversas ferramentas para a métrica do impacto das publicações científicas na esfera acadêmica, ainda não existe um consenso de como medir o real impacto para cultura, economia e saúde da sociedade. O objetivo do estudo foi identificar o impacto social das produções científicas desenvolvidas pelos cursos da área da saúde do UNIFESO. Trata-se de um estudo transversal para quantificação do impacto social das pesquisas desenvolvidas pelos cursos da saúde no UNIFESO. Todos os artigos dos cursos da área da saúde, publicados entre 2015 à 2018, foram pontuados por meio de uma escala de 0 a 8. Uma análise de correlação foi também realizada entre os valores de impacto das revistas nas quais os artigos foram publicados (JCR) e os valores de impacto na saúde da sociedade atribuídos pela presente proposta. No ano de 2015 foram encontrados 87 artigos publicados por docentes dos cursos da área da saúde do UNIFESO; já no ano de 2016 foram 115 artigos; no ano de 2017, 92 artigos e em 2018, 56 artigos. A média encontrada no valor de impacto social foi de 2,3 pontos (±1,4), demonstrado impacto social baixo das pesquisas. Não foi observada correlação entre o valor de impacto das revistas nos quais os trabalhos foram publicados e o índice Altmetrics, assim como, também não houve correlação entre o impacto social identificado e o Altmetrics.

Biografia do Autor

Renato Santos de Almeida, UNIFESO

Doutor em saúde pública (ENSP/FIOCRUZ); Mestrado em Gestão de Serviços (Université François Rabelais - Tours, França); Especialista em Biomecânica pela EEFD/UFRJ. Professor do UNIFESO - Teresópolis, RJ; Coordenador institucional de pesquisa do UNIFESO; Coordenador do curso de especialização em Terapia Manual e Biomecânica Clínica do UNIFESO. Fisioterapeuta do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - UNIRIO. Atualmente concentra sua atuação no âmbito assistencial; em pesquisa clínica e também na área da qualidade do cuidado.

Referências

ALMEIDA, C. et al. Health conditions and health-policy innovations in Brazil: the way forward. Lancet, v. 377, p. 2042–2053, 2011.

HAUNSCHILD, R e BORNMANN, L. How many scientific papers are mentioned in policyrelated documents? An empirical investigation using Web of Science and Altmetric data. Scientometrics, v. 110, n.3, p. 1209-1216, 2017.

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E COMUNICAÇÕES (MCTIC). Estratégia nacional de ciência, tecnologia e inovação 2016-2022. Brasília, 2016.

RAVENSCROFT, J. et al. Measuring scientific impact beyond academia: An assessment of existing impact metrics and proposed improvements. PLoS ONE, v. 12, n.3, p.1-21, 2017.

SUTHERLAND W J, Goulson D, Potts S G, Dicks L V. Quantifying the Impact and Relevance of Scientific Research. PLoS ONE, v.6, n.11, P.1-18, 2011.

Downloads

Publicado

2022-05-05

Edição

Seção

Artigos DACS