ADOLESCER: UM PROJETO DE EXTENSÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES NO AMBIENTE ESCOLAR
Palavras-chave:
Adolescência, Saúde mental, Educação em saúde, Extensão universitáriaResumo
Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas, adolescentes representam cerca de 14,2% da população mundial, nesta faixa etária é encontrada alta prevalência de transtornos mentais. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria desses transtornos entre adolescentes não é diagnosticada ou tratada, indicando que seus sinais podem ser negligenciados. Nesse sentido, o Projeto de Extensão Adolescer visa minimizar os danos causados pelas questões de saúde mental enfrentadas por adolescentes e proporcionar a reflexão acerca do trabalho dos professores e da direção do Centro Educacional Serra dos Órgãos. A metodologia do Adolescer desenvolveu-se em três etapas. Na primeira, foi realizada revisão bibliográfica sobre o tema da saúde mental e levantamento de informações, através de grupo focais e rodas de conversas, vivenciadas no ambiente escolar. A segunda etapa, constituiu-se da análise qualitativa das informações recolhidas, através da definição das categorias temáticas e núcleos de sentidos. Realizou-se, ainda, o planejamento de estratégias de intervenção, contemplando a interprofissionalidade. A terceira etapa contemplou a realização das estratégias elaboradas, trabalhando com adolescentes, professores e coordenadores as questões de saúde mental identificadas, produzindo espaço de fala, escuta, acolhimento e cuidado em saúde. Assim, possibilitou-se o enfrentamento dos desafios de saúde mental envolvidos no cotidiano educacional.
Referências
AFONSO, M. L.; ABADE, F. L. Para reinventar as rodas: rodas de conversa em direitos humanos. Belo Horizonte: RECIMAM, 2008.
AVANCI, Joviana; ASSIS, Simone; OLIVEIRA, Raquel; FERREIRA, Renata; PESCE, Renata. Fatores associados aos problemas de saúde mental em adolescentes. In: Psicologia: Teoria e Pesquisa, vol. 23, nº3, Brasília, 2007. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722007000300007 Acesso em: 22, fevereiro de 2020.
AZEREDO, Elizabeth Azevedo de. Ações em educação nutricional: processo de cuidado em saúde com crianças pré-escolares da Creche Universitária. / Elizabeth Azevedo de Azeredo. – Niterói: [s.n.], 2012. 106 f.
DEBUS, M. Manual para excelencia en la investigación mediante grupos focales. Washington: Academy for Educatonal Development, 1997.
EDMUNDS, H. The focus group research handbook. USA: McGraw-Hill, 1999.
LE BRETON, D. Desaparecer de si: Uma tentação contemporânea. Editora Vozes: 2018.
MINAYO, M.C.S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8ed. São Paulo: HUCITEC, 2004
ORGANIZACIÓN MUNDIAL DE LA SALUD. Salud para los Adolescentes del Mundo: uma segunda oportunidade em la segunda década. OMS, 2014.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Saúde mental depende de bem-estar físico e social. Nações Unidas Brasil, 2016. Disponível em:
https://nacoesunidas.org/saude-mental-depende-de-bem-estar-fisico-e-social-diz-oms-em-dia-mundial/ Acesso em 24 de fevereiro de 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista da JOPIC, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/