O QUE ESTAMOS ENSINANDO SOBRE O ENVELHECIMENTO BIOLÓGICO NO ENSINO BÁSICO?
Palavras-chave:
Ensino de Biologia, Envelhecimento Biológico, Livro DidáticoResumo
Este trabalho apresentou uma sondagem dos conhecimentos de estudantes em término do Ensino Médio, sobre o Envelhecimento Biológico(EB). Investigamos quais são suas fontes de informação e sobre as causas do fenômeno, bem como a perspectiva de uso de experiências transgênicas para alteração de nosso genoma sobre está temática. Articulamos algumas reflexões sobre a praticamente inexistente discussão sobre o EB em livros didáticos de Biologia, constantes no catálogo do PNLEM/2009 organizado pelo Ministério da Educação. Evidenciou-se o esvaziamento, ou quase inexistência da abordagem do EB nos livros didáticos. Ficou demonstrado um variado grau de desconhecimento sobre o assunto e alguns resultados reflexivos sobre uma potencial aceitação eugênica para criação de seres humanos transgênicos, com modificações genéticas, não só para o aumento do tempo de vida, mas também para alterações comportamentais.
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