O QUE ESTAMOS ENSINANDO SOBRE O ENVELHECIMENTO BIOLÓGICO NO ENSINO BÁSICO?

Autores

  • Alexandre Magno Ferreira Braga Centro Universitário Unifeso

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Envelhecimento Biológico, Livro Didático

Resumo

Este trabalho apresentou uma sondagem dos conhecimentos de estudantes em término do  Ensino Médio,  sobre o Envelhecimento Biológico(EB). Investigamos quais são suas fontes de informação e sobre as causas do fenômeno, bem como a perspectiva de uso de experiências transgênicas para alteração de nosso genoma sobre está temática. Articulamos algumas reflexões sobre a praticamente inexistente discussão sobre o EB em livros didáticos de Biologia, constantes no catálogo do PNLEM/2009 organizado pelo Ministério da Educação. Evidenciou-se o esvaziamento, ou quase inexistência da abordagem do EB nos livros didáticos. Ficou demonstrado um variado grau de desconhecimento sobre o assunto e alguns resultados reflexivos sobre uma potencial aceitação eugênica para criação de seres humanos transgênicos, com modificações genéticas, não só para o aumento do tempo de vida, mas também para alterações comportamentais.

Biografia do Autor

Alexandre Magno Ferreira Braga, Centro Universitário Unifeso

CCS - Curso de Biomedicina

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Publicado

2022-05-05

Edição

Seção

Artigos DACS