Sala Verde Unifeso e o papel dos consumidores na responsabilidade compartilhada e logística reversa de produtos eletrônicos e medicamentos domiciliares

Autores

  • Luiz Antonio de Souza Pereira UNIFESO
  • Larissa Mendes de Souza Discente do curso de Administração do Unifeso
  • Letícia Ferreira de Paula Discente do curso de Administração do Unifeso

Palavras-chave:

resíduos sólidos, logística reversa, responsabilidade compartilhada, educação socioambiental.

Resumo

A degradação ambiental e seus impactos tornam-se mais frequentes, abrangentes e intensos. A crise ambiental evidencia a má relação dos seres humanos com o meio ambiente. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam objetivos e metas, no nível global, de problemas identificados e materializados no nível local. No Brasil há um conjunto de leis e decretos que tratam da logística reversa e da responsabilidade compartilhada dos produtos, nos quais o consumidor possui um papel importante. Em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Unifeso, o presente projeto de extensão traz para o debate, via educação socioambiental, a importância do descarte correto dos medicamentos domiciliares vencidos e em desuso e do lixo eletrônico com o intuito de promover mudanças de valores, hábitos e atitudes em relação a produção, o consumo e o destino dos produtos, sensibilizando e informando a população sobre os danos ao meio ambiente e a saúde humana e as formas corretas de descarte dos produtos.  

Biografia do Autor

Luiz Antonio de Souza Pereira, UNIFESO

Doutor e mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense ( 2014 e 2008, respectivamente), especialista em Planejamento e Uso do Solo Urbano pelo Instituto de Planejamento e Pesquisa Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ, 2005) e bacharel e licenciatura plena em Geografia na UFRJ (2005). Professor Titular do Centro Universitário Serra dos Órgãos. Pesquisas nas áreas de educação socioambiental, estudos culturais, tecnologia e sociedade, ensino de Geografia e geografia urbana.

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Publicado

2022-05-05

Edição

Seção

Artigos DACHT