O IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NA AVALIAÇÃO DE TRAÇO E ESTADO DE ANSIEDADE DOS ESTUDANTES DE MEDICINA DO UNIFESO

Autores

  • MARIANA BEATRIZ ARCURI UNIFESO
  • Fabio Aldeia da Silva UNIFESO
  • Lívia Vargas Fabbri UNIFESO
  • Karine Garcia Pires

Palavras-chave:

Ansiedade de desempenho, Estudantes de medicina, Avaliação educacional

Resumo

O estudo e a permanente análise dos níveis de ansiedade e bem-estar dos estudantes dos cursos da área da saúde são necessários e atuais. A ansiedade é um estado emocional que em níveis normais é considerado propulsor do desempenho, entretanto quando em níveis patológicos pode desencadear paradoxalmente uma piora importante na performance. A inserção na vida universitária traz consigo marcantes mudanças para os estudantes e, no curso de Medicina, estudos revelam alta prevalência de ansiedade. A ansiedade é reação natural inerente a fator estressor que pode alterar funções intelectuais e qualidade de vida. Este estudo tem como objetivo avaliar a relação entre os níveis de ansiedade e o desempenho acadêmico em estudantes do Curso de Medicina do UNIFESO. Uma série de mudanças nos processos avaliativos do curso de medicina foram realizados a partir de 2020, entretanto, não há garantias de redução dos níveis críticos do estado de ansiedade dos estudantes. Em 2021 foram avaliados o traço e o estado de ansiedade dos acadêmicos de Medicina do primeiro ao oitavo períodos através da aplicação do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Relata-se neste trabalho o impacto da Pandemia de Covid-19 na coleta de dados e nas respostas dos participantes.

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Publicado

2022-05-05

Edição

Seção

Artigos DACS