EDUCAÇÃO JURÍDICA PARA ALÉM DOS BANCOS ACADÊMICOS

Autores

  • claudia aguiar britto UNIFESO
  • Yasmin Gomes Ribeiro Discente, Direito, UNIFESO; bolsista programa PICPq./UNIFESO
  • Guilherme José Abreu Discente, Direito, UNIFESO; bolsista programa PICPq./UNIFESO.
  • Djulian dos Santos Nogueira Pavão Discente, Ensino Médio. CE Campos Salles. Teresópolis. Bolsista Programa Jovens Talentos (FAPERJ.

Palavras-chave:

Informação jurídica, Educação para os Direitos humanos, Autonomia.

Resumo

O propósito deste ensaio é apresentar, de maneira muito breve e de forma introdutória, a relevância e a necessidade de se fomentar uma educação jurídica universalizada; educar os jovens para os direitos humanos como forma de “acesso ao mundo”, especialmente no contexto cooperativo-inclusivo. Uma narrativa sobre o exercício das práticas jurídicas desenvolvido na região de Teresópolis aos jovens estudantes e às pessoas em situação de vulnerabilidade não foi esquecida neste trabalho. Para a consecução desses objetivos, a metodologia empregada, embora aliada às bases legais e a doutrina jurídica pertinente, procura reflexões mais simples acerca da autonomia e do poder que o conhecimento proporciona e da importância da educação para os direitos humanos; sem descurar, entretanto, das narrativas filosóficas e sociológicas.

Biografia do Autor

claudia aguiar britto, UNIFESO

Pós- doutora em Direitos Humanos e Democracia, (Universidade de Coimbra - IGC), Doutora e Direito Público  (Processo penal) UNESA; Mestre em Ciências Penais (UCAM)  Especialista Direito penal militar (UCAM). Diplomada direito internacional humnitário. IIHL- Itália.

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Publicado

2022-05-05

Edição

Seção

Artigos DACHT