PELAS RUAS DA CIDADE: O ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO PRODUZINDO VIDA E FORMAÇÃO

Autores

  • José Carlos Lima de Campos Professor Assistente do Curso de Medicina do UNIFESO; Enfermeiro do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Danilo Benitez Ribeiro Preceptor e Instrutor do Curso de Medicina do UNIFESO; Enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis
  • Patrícia de Araújo Aragão Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis, subsecretaria de atenção especial
  • Ana Alaide Ferreira de Almeida Graduanda do Curso de Medicina do UNIFESO
  • Diego Silva e Sá Graduando do Curso de Medicina do UNIFESO
  • Lorran Ramos Gago Graduando do Curso de Medicina do UNIFESO
  • Mauro Vinícius Gomes de Carvalho Graduando do Curso de Medicina do UNIFESO

Palavras-chave:

saúde mental, cuidado, psicossocial

Resumo

O projeto tem por objeto o acompanhamento terapêutico como eixo da formação e cuidado , tomando como princípio ético e político a sustentação do SUS e da Reforma Psiquiátrica, a partir do encontro do ensino-serviço. Objetivos: aproximar a instituição de ensino com rede de saúde mental através do acompanhamento terapêutico; discutir sobre o acompanhamento terapêutico como recurso da rede de saúde mental; produzir dados para publicações de impacto acadêmico em saúde mental; produzir espaços de formação na cidade. Metodologia: Possuindo 3 fases: fase inicial e de aproximação; construção das narrativas a partir da experiência vivida no projeto; e produção de intervenções no território existencial do usuário, serviço e na cidade. Resultados e discussões: O projeto foi orientado pelo encontro dos acompanhantes terapêuticos e os moradores do Serviço Residencial Terapêutico possibilitando a construção de vínculo a partir da aproximação com serviço e equipe de referência da Rede de Atenção Psicossocial. Após isso, foram produzidas intervenções no território existencial do usuário, serviço e na cidade. Conclusão: Com isso, ampliamos o campo de discussão e formação para além dos muros das instituições de ensino, reduzimos o estigma à saúde mental, além de produzir vida aos moradores recém-chegados à sua nova forma de morar.

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Publicado

2022-05-05

Edição

Seção

Artigos DACS