MOVIMENTO CONTRA VACINAÇÃO E O IMPACTO NA COBERTURA VACINAL DA POPULAÇÃO DO PARQUE ERMITAGE EM TERESÓPOLIS, RIO DE JANEIRO, BRASIL.

Autores

  • Benisia Barbosa Cordeiro Adell UNIFESO

Palavras-chave:

Movimento contra Vacinação, Recusa de Vacinação, Programas de Imunização

Resumo

O aumento de grupos contrários à vacinação tornou-se uma das principais preocupações da Organização Mundial da Saúde (OMS) por acarretar consequências negativas para o indivíduo, sua família e a comunidade.  A vacina é uma importante ferramenta de prevenção à saúde, sendo responsável por diminuir e até erradicar algumas doenças presentes em nossa sociedade, sendo elas imunopreviníveis. Segundo a OMS, a vacinação é responsável por evitar a morte em cerca de dois a três milhões de pessoas no mundo. Objetivo foi conhecer o perfil epidemiológico dos moradores do bairro Parque Ermitage em Teresópolis – RJ e o impacto da recusa vacinal na população.  Trata-se de um Projeto de Extensão, realizado através de uma pesquisa qualitativa por meio de um questionário aplicado aos moradores do condomínio Fazenda Ermitage em Teresópolis-RJ. Em relação especificamente ao trabalho feito na Fazenda Ermitage, os resultados mostraram que os movimentos antivacinação que repercutiram através das redes sociais, ganharam visibilidade e ampliaram a área afetada pelas fake news, onde pessoas que não possuem bases informativas podem ser influenciadas. Consideramos ser fundamental que os profissionais da saúde estejam preparados, com base em estudos científicos, para combater falsas informações sobre a vacinação e ressaltar a segurança e benefícios.

 

Referências

-Fernandes J, et al. VACINAS. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2021.

-Lima AA., Pinto ES. O contexto histórico da implantação do Programa Nacional de Imunização (PNI) e sua importância para o Sistema Único de Saúde (SUS). Scire Salutis, v.7, n.1, p.53-62, 2017.

-Takata R, Girardi A. Controvérsias em torno das Vacinas. Campinas. ComCiência [online]. 2014.

- Fundação Oswaldo Cruz [Homepage na internet]. A Revolta da Vacina [Acesso em 26/08/21].

- Dubé, E., Vivion, M., & MacDonald, N. E. Vaccine hesitancy, vaccine refusal and the anti-vaccine movement: influence, impact and implications. Expert review of vaccines, 14(1), 99-117, 2015.

- Sato APS. Qual a importância da hesitação vacinal na queda das coberturas vacinais no Brasil? Rev Saude Publica. 2018;52:96.

- McIntosh E.D.G., Janda J., Ehrich J.H.H., Pettoello-Mantovani M., Somekh E. Vaccine Hesitancy and Refusal. Journal of Pediatrics. 2016; Volume 175: 248-249. e1.

- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Programa Nacional de Imunizações (PNI): 40 anos / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013

-Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis. Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais [recurso eletrônico]. Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações. 5ª ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2019.

- Barbieri CLA. Imunização e cobertura vacinal: passado, presente e futuro / Carolina Luísa Alves Barbieri, Lourdes Conceição Martins, Ysabely de Aguiar Pontes Pamplona. -- Santos (SP): Editora Universitária Leopoldianum, 2021

- Gonçalves JS, Dean DFO. As Coberturas Vacinais No Controle Das Doenças Imunopreveniveis: Uma Revisão Integrativa." Research, Society and Development 10, no. 6 2021.

- Junior VLP. Antivacinação, um movimento com várias faces e consequências. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 24º de julho de 2019 [citado 30º de dezembro de 2021];8(2):116-22. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/542

- Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Dez ameaças à saúde que a OMS combaterá em 2019. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/17-1-2019-dez-ameacas-saude-que-oms-combatera-em-2019.

Downloads

Publicado

2022-05-05

Edição

Seção

Artigos DACS