PERFIL DOS CONSUMIDORES DE OVOS E PERCEPÇÃO DESTES SOBRE OS SISTEMAS ALTERNATIVOS DE PRODUÇÃO CONSIDERANDO O BEM-ESTAR ANIMAL

Autores

  • Renata Soares Tavares da Silva UNIFESO Docente Medicina Veterinária
  • Róbson Esteves Nóboa da Silva Acadêmico do curso de Graduação em Medicina Veterinária do UNIFESO.
  • Letícia Gonçalves Enne Médica Veterinária
  • Amélia Cristina Ferreira Caetano Acadêmica do curso de Graduação em Nutrição do UNIFESO.

Palavras-chave:

avicultura alternativa, ovos caipiras, ovos orgânicos, sustentabilidade ambiental.

Resumo

O objetivo com o presente estudo consistiu em identificar o perfil do consumidor de ovos, considerando os atributos de maior relevância na decisão de compra e conhecimentos sobre os sistemas de produção praticados no Brasil. Para tal, a presente pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa, obtendo parecer favorável. Para analisar a percepção dos consumidores foi elaborado um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado na modalidade online, utilizando a ferramenta gratuita “google forms”, entre os meses de junho à novembro de 2021. O questionário foi respondido por 100 consumidores, dos quais 8% tem hábito regular de consumir ovos de sistemas alternativos, como caipira ou orgânico. Constatou-se também que dentre aqueles que não os consomem, o maior impedimento consiste no preço destes ovos, embora considerem justo este valor mais elevado. O termo bem-estar animal na avicultura de postura tem sido outorgado à criação livre de gaiolas, entretanto, embora os consumidores se disponham a pagar mais por ovos produzidos considerando o bem-estar animal, o preço ainda se configura como fator decisivo na decisão de compra.

Biografia do Autor

Renata Soares Tavares da Silva, UNIFESO Docente Medicina Veterinária

Zootecnista, docente no curso de Medicina Veterinária do UNIFESO, na área de Nutrição e Produção Animal.

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Publicado

2022-05-05

Edição

Seção

Artigos DACS