A INFLUÊNCIA DO MINDSET NO DESEMPENHO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA

Autores

  • Adriana dos Passos Lemos Docente do Curso de Graduação em Medicina do UNIFESO
  • Gleyce Padrão de Oliveira Docente do Curso de Graduação em Medicina do UNIFESO
  • Andréa de Paiva Dóczy Docente do Curso de Graduação em Medicina do UNIFESO
  • Mariana Carriello Coutinho de Souza Discente do Curso de Graduação em Medicina do UNIFESO
  • Anna Clara Barreto Costa Discente do Curso de Graduação em Medicina do UNIFESO

Palavras-chave:

mindset fixo, mindset progressivo, desempenho acadêmico

Resumo

O mindset é um conjunto de crenças, valores e opiniões que fazem a pessoa agir da maneira como agem, ou seja, é um modelo mental. O tema ficou conhecido após o lançamento do livro Mindset, escrito por Carol Dweck. Em sua teoria, ela mostra que existem dois tipos de mentalidade: o mindset fixo e o mindset progressivo. De acordo com essa teoria, uma pessoa com mindset progressivo é aquela que busca se desenvolver constantemente, sempre enfrentando desafios que tragam novos aprendizados ao longo de toda a vida. Já a pessoa de mindset fixo é aquela que tem medo de ter seus conhecimentos questionados e não enxerga valor na aprendizagem constante, pois acha que já tem conhecimento ou domínio suficiente sobre algum tema. No contexto da educação, a teoria do Mindset chega para auxiliar os educadores a incentivarem mecanismos que possam ajudar estudantes a desenvolverem um mindset progressivo, mecanismos esses que podem impactar positivamente no desempenho social, emocional e cognitivo dos estudantes. Essas observações motivaram a realização deste projeto que visa identificar e relacionar o mindset dos estudantes do curso de Medicina do UNIFESO com o desempenho acadêmico.

Referências

BANDURA, A. Social Foundations of Thought and Action: A Social Cognitive Theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1986.

BINET, A. Modern Ideas, op. cit., pp. 105-7, 1975.

BLACKWELL, L. S., TRZESNIEWSKI, K. H. and DWECK, C. S.Implicit Theories of Intelligence Predict Achievement Across an Adolescent Transition: A Longitudinal Study and an Intervention. Child Development, 78(1), 246-263, 2007.

BRANSFORD, J. D., BROWN, A. L. and COCKING, R. R. How People Learn: Brain, Mind, Experience, and School. Washington, DC: National Academy Press, 2000.

CLARO, S., PAUNESKU, D. and DWECK, C. S. Growth mindset tempers the effects of poverty on academic achievement. PNAS, 113(31), 8664-8, 2016.

COVINGTON, M. V. Goal Theory, Motivation, and School Achievement: An Integrative Review. Annual Review of Psychology, 51, 171-200, 2000.

DWECK, C. S. Mindset: The New Psychology of Success. New York: Random House, 2006.

ECCLES, J. S., ADLER, T. F., FUTTERMAN, R., GOFF, S. B., KACZALA, C. M., MEECE, J. L. and MIDGLEY, C. Expectancies, Value, and Academic Behavior. In J. T. Spence (Ed.), Achievement and Achievement Motivation, (pp. 75-146). San Francisco: W. H. Freeman, 1983.

FARRINGTON et al. National Research Council. Education for Life and Work: Developing Transferable Knowledge and Skills in the 21st Century. Committee on Defining Deeper Learning and 21st Century Skills, James W. Pellegrino and Margaret L. Hilton, Editors. Board on Testing and Assessment and Board on Science Education, Division of Behavioral and Social Sciences and Education. Washington, DC: The National Academies Press, pp. 4-5; Strobel, Karen R. (2012, May). Academic Motivation and School Engagement and their Links to Academic Achievement: A Follow up Report. Paper prepared for the William and Flora Hewlett Foundation. Palo Alto, CA: John W. Gardner Center, 2012b.

FARRINGTON, C. A. Academic Mindsets as a Critical Component of Deeper Learning, Consortium on Chicago School Research, University of Chicago, 2013.

FARRINGTON, C. A., RODERICK, M., ALLENSWORTH, E. A., NAGAOKA, J., JOHNSON, D. W., KEYES, T. S. and BEECHUM, N. Teaching Adolescents to Become Learners: The Role of Noncognitive Factors in Academic Performance – A Critical Literature Review. Chicago: Consortium on Chicago School Research, 2012a.

MAZLOW, A. H. A Theory of Human Motivation. Psychological Review, 50, 370-396, 1943.

MUELLER, C. M. and DWECK, C. S. Intelligence Praise Can Undermine Motivation and Performance. Journal of Personality and Social Psychology, 75, 33-52, 1998.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL AND THE INSTITUTE OF MEDICINE. Engaging Schools: Fostering High School Students’ Motivation to Learn. Committee on Increasing High School Students’ Engagement and Motivation to Learn. Board on Children, Youth, and Families, Division of Behavioral and Social Sciences and Education. Washington, DC: National Academies Press, 2004.

OSTERMAN, K. F. Students’ Need for Belonging in the School Community. Review of Educational Research, 70(3), 323- 367, 2000.

SCHUNK, D. H. Verbal Self-Regulation as a Facilitator of Children’s Achievement and Self-Efficacy. Human Learning, 1, 265-277, 1982.

VYGOTSKY, L. S. Mind in Society: The Developmental of Higher Psychological Processes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1958.

WILSON, T. D. and LINVILLE, P. W. Improving the Academic Performance of College Freshmen: Attribution Therapy Revisited. Journal of Personality and Social Psychology, 42, 367-376, 1982.

YEAGER, D. S. and WALTON, G. M. Social-Psychological Interventions in Education: They’re Not Magic. Review of Educational Research, 81(2), 267-301, 2011.

Downloads

Publicado

2022-05-05

Edição

Seção

Artigos DACS