ESPELHOS PARTIDOS: METODOLOGIAS ATIVAS PARA AS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Autores

  • Carmem Lúcia Quintana Pinto Centro Universitário Serra dos Órgãos Unifeso

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Ensino superior, Ciências Humanas e Sociais, Estilos de aprendizagem, Ciclos iterativos.

Resumo

O artigo analisa metodologias ativas de aprendizagem, avalia os estilos de aprendizagem dos estudantes e a percepção de professores sobre tais metodologias. A pesquisa foi construída por meio de 2 (duas) etapas essenciais: refletir sobre o problema (estágio de diagnóstico) e agir sobre o problema (estágio terapêutico). Ciclos iterativos foram utilizados para refinar cada estágio e possibilitar o diálogo entre eles. Jigsaw, Método 300, World Café e Rotações Individuais e por Estações foram os métodos escolhidos como os mais relevantes para as Humanas e Sociais.

Biografia do Autor

Carmem Lúcia Quintana Pinto, Centro Universitário Serra dos Órgãos Unifeso

Mestre e Doutora em Língua Portuguesa pela UERJ. Especialista em Literatura Brasileira (UNIPLI), Educação a Distância (SENAC RJ), Especialização em Gestão e Implementação de EaD (UFF), Design Instrucional (SENAC SP), Gestão Estratégica em EaD (SENAC SP). Com extensão em Literatura Dramática Brasileira (UCP), Direitos Humanos (Direito à Memória e à Verdade), Teoria e Prática do Design Instrucional,  Psicopedagogia (Inst. Isabel), Storytelling (IBDIN) Formação Gerencial pela Rede Católica de Educação (RCE), Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica.(UFC), Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais(UFC). 

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Publicado

2022-05-05

Edição

Seção

Artigos DACHT