RECEITA PICTOGRÁFICA: ESTRATÉGIA FACILITADORA DA ADESÃO AO TRATAMENTO FARMACOLÓGICO APLICADO NA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO

Autores

  • Claudia Cristina Dias Granito Marques Centro Universitário Serra dos Órgãos

Palavras-chave:

Pictograma, Unidade de Pronto Atendimento, Letramento Funcional

Resumo

A adesão medicamentosa é um dos pilares da atenção à saúde e, por isso, é necessário havercompreensãodosfatoresquelevamospacientesaaderiremounãoaotratamento estabelecido,deformaque o profissional de saúde assistente possa abordar o tema de maneira estratégica e efetiva. A adesão aotratamentoéfrequentementecomprometidaporcondiçõesdebaixoLetramentoFuncionalemSaúde. Ospictogramassãorecursosgráficosquepodemserdefinidos,maisdetalhadamente,comoinstrumentodecomunicaçãodeutilidadepública queassociafigurase conceitosdeformaconcisa eesquematizada facilitando a comunicação em saúde. Essesrecursos podem demonstrar por meio de desenhos uma mensagem em um formato compacto, podem sermais visíveis em umambiente “movimentado e agitado” do que uma mensagem escrita, eles têm maisimpacto do que as palavras e podem ser compreendidos mais rapidamente do que as mensagens escritas. Objetivo: Conhecerousodepictogramasnaáreadasaúdee seuspontospositivose negativos. Método: Duranteaprimeira etapa,foi realizadaumarevisãointegrativada literatura,sendousadaspublicações encontradas nas bases de dados nacionais e internacionais, sendo principalmente, SCIELO,LILACS e COCHRANE, no periódico de2009 a 2021, utilizando os seguintes descritores primariamenteconsultados na plataforma DeCS: Pictogramas, tratamento medicamentoso e letramento funcional emsaúde. Além disso, livros que continham temas relacionados ao assunto também foram consultados. Aotodoforamencontrados162artigosrelacionadosaostemas,sendoexcluídosostrabalhosqueapósaleituranão seenquadravamaoobjetivoprincipaldesta pesquisa. Resultados/Discussão:O uso do pictograma na atenção à saúde, se mostra importante em todos os momentos para quecada profissional envolvido na assistência tenha uma melhor relação médico-paciente. Espera-se que autilização dos pictogramas na Unidade de Pronto Atendimento corrobore com os meios de comunicaçãoem saúde já existentes. Sua aplicação facilitará os profissionais de saúde quanto à orientação da utilizaçãocorretadefármacos, proporcionandoumaumentonaadesãodotratamento. Considerações finais: o impacto da implementação destes métodos de facilitação da compreensão do uso defármacos é visível logo com os primeiros pacientes. Ao passo que os pacientes são orientados da formacorreta, lúdica e em linguagem acessível, eles desenvolvem a confiança plena no profissional e equiperesponsáveis por seu tratamento, visto que há melhoria significativa do quadro clínico e evitando-se assim,as consequências de um tratamento incorreto. Tudo isso é benéfico ao indivíduo, a equipe e ao sistema de saúde. 

Biografia do Autor

Claudia Cristina Dias Granito Marques, Centro Universitário Serra dos Órgãos


FotoPossui graduação em Graduação Enfermagem e Obstetrícia pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos. Especialista em pediatria, pós-graduada em Terapia Intensiva Neonatal, Pediátrica e Adulta (UFF), com perfil humanista e sustentável, mestre em Terapia Intensiva (EBRATI), doutoranda em educação superior pela Universidad de Palermo, Buenos Aires, Argentina. Atualmente é professora universitária do Centro Universitário Serra dos Órgãos, nos cursos de Medicina e Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Mulher e da Criança e do Adolescente, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia intensiva, recém-nascido, criança, mulher, unidade neonatal, assistência humanizada e sustentabilidade.

Referências

AICHER, O.T.L.; KRAMPEN, M. Sistema de signos en la comunicación visual. Barcelona: Gustavo Gili, 2002, p.11.

CASSEL, D.; PEREIRA, A.; MONT’ALVÃO, C. O Estudo de Pictogramas no uso de Informações de Saúde. Volume 2. PUC-RJ. Departamento de Artes e Design, 2019.

DOWSE, R & EHLERS M. Medicine Labels Incorporating Pictograms: do they influence underst and ingandadherence? Patient Educ. Couns. 58: 63-70, 2005.

FERREIRA, HENRIQUE DE ALMEIDA; MONT’ALVÃO, CLAUDIA. O Estudo de Pictogramas No Uso De Informações De Saúde: Uma Avaliação Da Compreensibilidade. PUC-RJ. Departamento de Artes e Design, 2018.

GALATO, F.; JUST, M.C.; GALATO, D.; SILVA, W.B. Desenvolvimento e Validação de Pictogramas para o Uso Correto de Medicamentos: descrição de um estudo-piloto. Acta Farm. Bonaerense. 25(1): 131-8, 2006

https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20180347

https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20180347 Epub 29 Abr 2019. ISSN 1983-1447.

IENCZAK, F.S. Functional health literacy and adherence to the medication in old er adults: integrative review. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017;70(4):868-74. [Thematic Edition “Good Practices: Fundamentals of care in Gerontological Nursing”] DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034- 7167-2016-0625.

LIMA, M.F.G.; CARVALHO, J.C.C.; VASCONCELOS, E.M.R.; BORBA, A. K.O.T.; MANSOOR L & DOWSE R. Effect of Pictogram son Readability of Patients Information Materials. Ann Pharmacother. 37: 1003-1009, 2003.

MARTINS, N.F.F.; ABREU, D.P.G.; SILVA, B.T.; SEMEDO D.S.R.C.; PELZER, M.T.;

MEDEIROS, G. C. R.; SILVA, P Q.; SILVA, S.S.; LEAL, L. B. Pictogramas na Orientação Farmacêutica: Um estudo de Revisão. Revista Brasileira de Farmácia, v. 93, n. 3, p. 96-103,2011.

MONTEIRO, E.R., LACERDA, J.T., NATAL, S. Avaliação da gestão municipal na promoção do uso racional de medicamentos em municípios de médio e grande porte de Santa Catarina, Brasil. Cadernos de Saúde Pública [online]. 2021, v. 37, n. 5 [Acessado 14 Agosto 2021], e00112920. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-311X00112920>.

PACHECO, et al; Anais do 14º Congresso Internacional da Rede Unida. Saúde em Redes, v.6, supl. 3 (2020), disponível em http://www.redeunida.org.br/pt- br/evento/8/standalone/anais/?title=Pictograma.

ROSA, M.B & PERINI E. Erros de medicação: Quem foi? Rev. Assoc. Médica Brasil. 49: 335- 341, 2003.

SANTOS, P.R.A., ROCHA, F.L. Ações para segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos em unidades de pronto atendimento. Revista Gaúcha de Enfermagem. 2019, v. 40, n. spe.

SOUZA, S. & MATOS, C.R. Usos de Sistemas de Símbolos Gráficos na Educação, Comunicação e Meio Ambiente: do funcional ao estético. Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, XXXII, Curitiba, Brasil, 2009.

Downloads

Publicado

2022-05-05

Edição

Seção

Artigos DACS