ESTUFA ESCOLA: O ESTUDO DE PLANTAS MEDICINAIS E SUA APLICAÇÃO CLÍNICA

Autores

  • Mariana de Almeida Azevedo UNIFESO
  • Pedro Augusto da Costa  (aluno bolsista), graduando do curso de Biomedicina, UNIFESO.
  • Letícia Klemme Rodrigues (aluno bolsista), graduando do curso de Biomedicina, UNIFESO.

Resumo

O projeto de extensão acadêmica "Estufa Escola" destaca-se ao promover pesquisa e disseminar conhecimento sobre o potencial terapêutico de plantas medicinais, alinhando-se à Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (RENISUS). Com foco nas espécies Rosmarinus officinalis (alecrim) e Plectranthus barbatus (boldo brasileiro), cultivadas em estufa, o projeto busca compreender suas propriedades medicinais. O alecrim, conhecido por propriedades antioxidantes e estimulantes do sistema nervoso, e o boldo brasileiro, tradicionalmente usado para questões digestivas e hepáticas, foram escolhidos estrategicamente. Essa seleção visa aprofundar o conhecimento científico sobre seus efeitos e indicações terapêuticas. Ao valorizar a biodiversidade de plantas medicinais brasileiras, o projeto contribui para a formação acadêmica ampla e humanizada dos estudantes, fomentando pesquisa e conscientização sobre o uso responsável dessas terapias. Assim, busca-se fortalecer as políticas públicas de acesso seguro a plantas medicinais no Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo a saúde integrativa e complementar. O compromisso do projeto transcende a academia, refletindo-se no enriquecimento do conhecimento científico e na promoção de práticas seguras e embasadas no uso de plantas medicinais.

DOI: 10.29327/2430932.2.12-10

Downloads

Publicado

2024-10-10

Edição

Seção

Artigos DACS