HORTA COMUNITÁRIA COMO ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS UBS DO MUNICÍPIO DE TERESÓPOLIS

Autores

  • Márcia Emília Moreira De Luca UNIFESO
  • Carlos Alfredo Franco Cardoso
  • Gabriel Schwambach Del Piero UNIFESO
  • Vinícius Feitoza Xavier UNIFESO

Resumo

No Brasil, as práticas integrativas complementares em saúde já integralizadas ao SUS têm demonstrado eficácia em tratamentos, como as plantas medicinais. Em Teresópolis/RJ, o uso destas plantas é culturalmente preservado e impacta positivamente a saúde dos indivíduos, porém nem sempre o uso destas plantas é adequado à sintomatologia descrita pelos indivíduos, evidenciando a necessidade de implementação de uma equipe de saúde multidisciplinar qualificada, que possa orientar e auxiliar no uso correto das plantas medicinais, além de estimular a educação em saúde e desenvolver o autocuidado entre os pacientes. Neste trabalho implementamos hortas medicinais comunitárias em duas Unidades Básicas de Saúde do município de Teresópolis e na Residência para Idosos Maria Nazareth, objetivando promover ações de educação em saúde, e conscientizar a população sobre os riscos do uso inadequado de plantas medicinais. Foram escolhidas cinco plantas conforme benefícios terapêuticos e identificados em pesquisa anterior: Guaco, Boldo, Hortelã, Capim Limão e Erva Cidreira. As mudas foram ofertadas aos pacientes e realizadas rodas de conversa nas unidades participantes possibilitando informações sobre saúde e atenção básica, facilidade de acesso as plantas, baixo custo e diminuição dos gastos com medicações, gerando indiretamente aumento na renda familiar, sendo questões favoráveis à produção uso de plantas medicinais.

DOI: 10.29327/2430932.1.12-8

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Publicado

2024-09-06

Edição

Seção

Artigos DACS