HORTA COMUNITÁRIA COMO ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS UBS DO MUNICÍPIO DE TERESÓPOLIS
Resumo
No Brasil, as práticas integrativas complementares em saúde já integralizadas ao SUS têm demonstrado eficácia em tratamentos, como as plantas medicinais. Em Teresópolis/RJ, o uso destas plantas é culturalmente preservado e impacta positivamente a saúde dos indivíduos, porém nem sempre o uso destas plantas é adequado à sintomatologia descrita pelos indivíduos, evidenciando a necessidade de implementação de uma equipe de saúde multidisciplinar qualificada, que possa orientar e auxiliar no uso correto das plantas medicinais, além de estimular a educação em saúde e desenvolver o autocuidado entre os pacientes. Neste trabalho implementamos hortas medicinais comunitárias em duas Unidades Básicas de Saúde do município de Teresópolis e na Residência para Idosos Maria Nazareth, objetivando promover ações de educação em saúde, e conscientizar a população sobre os riscos do uso inadequado de plantas medicinais. Foram escolhidas cinco plantas conforme benefícios terapêuticos e identificados em pesquisa anterior: Guaco, Boldo, Hortelã, Capim Limão e Erva Cidreira. As mudas foram ofertadas aos pacientes e realizadas rodas de conversa nas unidades participantes possibilitando informações sobre saúde e atenção básica, facilidade de acesso as plantas, baixo custo e diminuição dos gastos com medicações, gerando indiretamente aumento na renda familiar, sendo questões favoráveis à produção uso de plantas medicinais.
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