BACKTEST: UMA FERRAMENTA PARA ENTREGA AUTOMATIZADA DE FEEDBACK AVALIATIVO
Resumo
A avaliação da aprendizagem é uma etapa fundamental do processo educacional que demanda uma contínua busca por adequações de instrumentos que geram os dados que subsidiarão as tomadas de decisão, nas diferentes instâncias. Para tanto foi estabelecido como principal objetivo deste trabalho, promover o desenvolvimento de estratégias de avaliação, correção e feedback em avaliação qualitativa. Optou-se então pela metodologia de pesquisa intervenção que propõe neste trabalho o desenvolvimento e aplicação de um sistema computacional, nomeado de BackTest que auxilia a gestão da aprendizagem em percursos personalizados por meio de feedbacks. O sistema desenvolvido permite ao docente produzir de maneira automatizada relatórios individualizados para os discentes, que recebem feedbacks sobre suas atividades avaliativas de maneira individualizada e quase instantânea. O software foi aplicado de forma exitosa em dois componentes curriculares de um curso de medicina em todos os 8 períodos básicos e os 4 períodos de avaliação do Internato, permitindo atingir aos objetivos secundários: Os principais objetivos foram atendidos imediatamente, como: a sistematização dos critérios de avaliação, agilidade nas etapas avaliativas de tarefas qualitativas e a regularidade no feedback dos resultados. Todo esse processo de elaboração, aplicação e gestão da avaliação qualitativa promoveu diferentes debates qualificados entre os usuários: professores, alunos e coordenações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista da JOPIC, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/