INCLUSÃO SOCIAL UM DIREITO FUNDAMENTAL: PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EM LIBRAS

Autores

  • Natalia Oliveira UERJ / UNIFESO
  • Nathalia Quintella Suarez Mouteira Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)
  • Ana Paula Vieira dos Santos Esteves Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)
  • Gleyce de Oliveira Padrão Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)
  • Nilsea Viera de Pinho Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)
  • Gabriel de Oliveira Bassoul Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)
  • Isabella Samagaio Pereira da Silva Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)
  • Brenda Cristyni Moreira e Silva Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)
  • Camila dos Santos Furtado Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)
  • Larissa Lopes de Pinho Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)
  • Luana Machado Fonseca Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)
  • Lucas Padrão de Oliveira Zambrotti Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)
  • Ketllyn de Azevedo Machado Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)
  • Emilene Pereira de Almeida Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)

Resumo

O objetivo foi promover a inclusão social através da comunicação eficaz no incentivo ao aleitamento materno (AM) no Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Otaviano (HCTCO). Estudo transversal, dividido em duas etapas: confecção de material didático pedagógico em Recursos Áudio Visuais (RAV) para educação em saúde e promoção do AM do HCTCO na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e capacitação dos profissionais em libras. Após revisão bibliográfica foi confeccionada a cartilha de promoção ao AM, publicada pela editora UNIFESO (ISBN: 978-65-87357-55-3), com RAV disponíveis para profissionais e para a mulher portadora de deficiência auditiva. Este foi aprovado pelo CEP (CAAE: 56336022.4.0000.5247). Dentre as profissionais participantes do estudo, 80,0% destas eram técnicas de enfermagem e 66,7% relataram já ter atendido pessoas com deficiência auditiva. Todas evidenciaram que a capacitação e a cartilha melhoram sua comunicação com a mãe portadora de deficiência auditiva, garantindo seu direito AM e melhorias na díade mãe-bebê. Os RAV construídos neste trabalho garantem uma melhor comunicação entre profissional-paciente, contribuindo para a inclusão social, uma vez que um hospital escola tem a missão de promover e incentivar modelos assistenciais inclusivos, estando em consonância com os objetivos de desenvolvimento sustentável nas metas do milênio da ONU.

DOI: 10.29327/2430932.2.12-6

Downloads

Publicado

2024-10-10

Edição

Seção

Artigos DACS