O BRINCAR COMO RECURSO TERAPÊUTICO NA PREPARAÇÃO CIRÚRGICA

Autores

  • Claudia de Lima Ribeiro "Centro Universitário Serra dos Órgãos"
  • Carla Eliane Carvalho de Sousa
  • Ana Cássia Gonzalez dos Santos Estrela
  • Beatriz Trajano Costa da Silva
  • Ligia Aurélio Vieira Pianta Tavares
  • Taynara de Oliveira Moreira

Resumo

Trata-se de artigo baseado em um estudo realizado em parceria entre o Programa Alegria e a Liga Acadêmica de Cirurgia Pediátrica e Fetal de Teresópolis no preparo das crianças diante dos procedimentos cirúrgicos eletivos no Hospital das Clínicas Constantino Ottaviano. Teve como objetivo utilizar o lúdico como ferramenta terapêutica no momento pré-operatório para as crianças e os familiares, ofertando sustentação emocional. Foi elaborada uma coleta dos dados observacionais baseada na escala observacional denominada Escala de Ansiedade Pré-operatória de Yale modificada, consiste na observação de cinco domínios tais quais atividade, vocalização, expressividade emocional, despertar aparente e interação com os familiares aplicada no pré-cirúrgico e após a recuperação anestésica, utilizando o brincar como instrumento de acesso. Os resultados, a amostra contou com 33 crianças de diferentes idades, gênero e patologias cirúrgicas, predomínio de meninos, 88,9% com quatro anos de idade. A abordagem foi na recepção do Hospital com a presença dos membros do Programa Alegria, trajados de fantasias onde desenvolveram brincadeiras, imitações, distribuição de brindes e na sala de espera para cirurgia, fizeram o levantamento dos dados de pesquisa. O acompanhamento se mostrou imprescindível e constatamos uma interação entre acadêmicas pesquisadoras e responsáveis/crianças, construindo um vínculo de confiança entre os envolvidos.

DOI: 10.29327/2430932.3.12-7

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Publicado

2024-11-25

Edição

Seção

Artigos DACS