A SAÚDE MENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR: CONEXÕES ENTRE A ADOLESCÊNCIA, A ESCOLA E A FAMÍLIA

Autores

  • Geórgia Rosa Lobato
  • Annita Fundão Carneiro dos Reis
  • Bruna Maia Pinheiro
  • Diego Prata Pereira de Menezes
  • Isabelle Barreto
  • Ana Maria Pereira Brasilio de Araújo
  • Laura Corrêa de Magalhães Landi

Resumo

O presente artigo analisa as atividades realizadas pelo projeto de Extensão Adolescer II, conduzido no Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO). Adotou-se uma abordagem interprofissional, englobando estudantes e docentes dos cursos de Medicina e Psicologia do UNIFESO. Os objetivos principais foram identificar questões relevantes que contribuem para o sofrimento psíquico entre os adolescentes e a equipe docente e construir ferramentas em colaboração com a comunidade escolar visando abordar as questões de saúde mental identificadas e seu enfrentamento. Utilizou-se a metodologia da cartografia para o acompanhamento dos processos e a produção de subjetividade, adotando a abordagem de pesquisa-intervenção. Um estudo de análise qualitativa foi conduzido para o tratamento e interpretação dos dados. Acredita-se que o suporte em saúde mental no ambiente escolar proporciona um espaço reflexivo sobre os processos de subjetivação, permitindo melhorias na qualidade de vida e redução de possíveis impactos nas relações e na aprendizagem decorrentes dos sofrimentos vivenciados. Concluiu-se que as atividades extensionistas do “Adolescer II” proporcionaram a construção de novos conhecimentos, habilidades e atitudes sobre saúde mental e adolescência e contribuiu com o exercício teórico prático entre diferentes profissões da área da saúde com vista a qualificar a atenção à saúde da comunidade.

DOI: 10.29327/2430932.3.12-9

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Publicado

2024-11-25

Edição

Seção

Artigos DACS