ANÁLISE DA COBERTURA VACINAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICA DE TERESÓPOLIS-RJ

Autores

  • Andreia Soares Barros
  • Catarina Baptista Duarte
  • Clarice Broenn de Melo
  • Diogo Pereira Vidal de Oliveira
  • Filipe Soares Pereira de Medeiros
  • Iara Felix Bastos
  • Larissa Canelas Soares
  • Mariamaya Coutinho Dutra Hentz
  • Rennan Tavares Rosa
  • Samara Wilson Tayt Son Correa
  • Vitória Rabello Lima
  • Jannyne dos Santos Zuzarte
  • Dayanne Cristina Mendes Ferreira Tomaz Infante

Resumo

Introdução: A vacinação é uma das mais importantes estratégias de saúde pública no Brasil, com impacto direto na erradicação de doenças. Objetivos: Analisar a cobertura vacinal infantil em escolas públicas de Teresópolis-RJ. Realizar um levantamento acerca dos registros dos cartões de vacina em um cenário escolar; Identificar as vacinas que não atingem a cobertura vacinal. Método: Trata-se de um relato de experiência. Foram analisados os espelhos dos cartões de vacinas de 51 crianças. Sendo identificada uma defasagem na adesão às vacinas. A coleta de dados foi realizada ao longo de três meses revelando que a maioria dos alunos apresentam cadernetas incompletas ou ausentes. Resultados: A situação identificada é influenciada por fatores como a falta de conscientização das famílias, a desinformação causada por fake news e as barreiras de acesso aos serviços de saúde. Esses achados evidenciam a necessidade de ações intersetoriais que integrem escolas, unidades de saúde e gestores públicos, com o objetivo de ampliar a adesão às campanhas de vacinação, garantir a atualização das cadernetas de vacinação e fortalecer a imunidade coletiva. Conclusão: Este estudo destaca o papel crucial das escolas como espaços de socialização e promoção em saúde. Os resultados reforçam a importância de ações estratégicas por parte de gestores e profissionais de saúde para enfrentar o déficit vacinal identificado, garantindo a proteção das crianças e fortalecendo a imunização como medida essencial de saúde pública.
Palavras-chave: Vacina; Crianças ; Instituição Acadêmica.

Downloads

Publicado

2025-02-21

Edição

Seção

Artigos DACS