BULLYING NA ESCOLA: O IMPACTO DO BULLYING ESCOLAR NA SAÚDE DO ADOLESCENTE
Resumo
Introdução: O bullying escolar impacta significativamente a saúde de crianças e adolescentes, sendo uma questão de saúde pública relevante. Objetivo: relatar as vivências de estudantes de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos no desenvolvimento de ações educativas para conscientização sobre o bullying, realizadas em uma escola municipal de Teresópolis, RJ. Metodologia: trata-se de um relato de experiência, com metodologias baseadas em dinâmicas interativas, discussões reflexivas e atividades práticas adaptadas à faixa etária dos participantes. A análise qualitativa dos dados obtidos foi fundamentada em observações e relatos, com foco em sensibilizar os alunos e promover valores como empatia e respeito. Resultados: destacaram o impacto positivo das atividades, que fomentaram maior conscientização dos adolescentes sobre as consequências do bullying, melhorando a interação social e reforçando atitudes colaborativas. Relato de experiência:
os discentes de Medicina desenvolveram habilidades críticas, como escuta ativa e compreensão biopsicossocial,
ampliando sua visão sobre os determinantes sociais da saúde. Contudo, desafios como resistência inicial dos alunos e dificuldade em envolver adolescentes vulneráveis apontaram para a necessidade de continuidade dessas práticas. Conclusão: as ações realizadas atingiram seus objetivos, promovendo ambientes escolares mais inclusivos e contribuindo para a formação cidadã e profissional dos discentes de Medicina. Além disso, demonstraram potencial replicabilidade, podendo ser adotadas em outros contextos para promover saúde e bem-estar no ambiente escolar.
Palavras-chave: Bullying escolar; Saúde do adolescente; Educação em saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista da JOPIC, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/