BULLYING NA ESCOLA: O IMPACTO DO BULLYING ESCOLAR NA SAÚDE DO ADOLESCENTE

Autores

  • Anna Clara Mafort Pinheiro
  • Breno Macedo dos Santos
  • Carolina Candido Pereira Santana
  • Catherine Cupello
  • Fabrício de Araujo Sousa Junior
  • Giulia Spnola de Moura Simão
  • Jorge Gabriel de Souza Nadaes
  • Marcela Maria Silva Mascarenhas
  • Mateus Duarte de Oliveira
  • Samara de Figueiredo Corrêa
  • Yasmin Menezes Velasco
  • Jannyne dos Santos Zuzarte
  • Raquel Pereira de Proença

Resumo

Introdução: O bullying escolar impacta significativamente a saúde de crianças e adolescentes, sendo uma questão de saúde pública relevante. Objetivo: relatar as vivências de estudantes de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos no desenvolvimento de ações educativas para conscientização sobre o bullying, realizadas em uma escola municipal de Teresópolis, RJ. Metodologia: trata-se de um relato de experiência, com metodologias baseadas em dinâmicas interativas, discussões reflexivas e atividades práticas adaptadas à faixa etária dos participantes. A análise qualitativa dos dados obtidos foi fundamentada em observações e relatos, com foco em sensibilizar os alunos e promover valores como empatia e respeito. Resultados: destacaram o impacto positivo das atividades, que fomentaram maior conscientização dos adolescentes sobre as consequências do bullying, melhorando a interação social e reforçando atitudes colaborativas. Relato de experiência:
os discentes de Medicina desenvolveram habilidades críticas, como escuta ativa e compreensão biopsicossocial,
ampliando sua visão sobre os determinantes sociais da saúde. Contudo, desafios como resistência inicial dos alunos e dificuldade em envolver adolescentes vulneráveis apontaram para a necessidade de continuidade dessas práticas. Conclusão: as ações realizadas atingiram seus objetivos, promovendo ambientes escolares mais inclusivos e contribuindo para a formação cidadã e profissional dos discentes de Medicina. Além disso, demonstraram potencial replicabilidade, podendo ser adotadas em outros contextos para promover saúde e bem-estar no ambiente escolar.
Palavras-chave: Bullying escolar; Saúde do adolescente; Educação em saúde.

DOI: 10.29327/2430932.1.13-14

Downloads

Publicado

2025-02-21

Edição

Seção

Artigos DACS