INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS COMPORTAMENTAIS - TEA, TDAH E TOD NO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Katia Cristina Felippe
  • Antonella Cisari Costanza
  • Bruno Vargas Fabbri Ferreira
  • Eduarda Federici Marinho
  • Joao Vitor Rocha Ferreira
  • Jose Gustavo Moreira Araujo
  • Luiz Guilherme Figueira Correa Cunha
  • Maria Clara Martins Guaraná Davis
  • Mariana Morais Moreira
  • Ricardo De Castro Espindola
  • Tasso Peclat Pantaleao
  • Willian Jia Hui Wu
  • Jannyne dos Santos Zuzarte

Resumo

Objetivos: relatar a vivência de ensino-aprendizagem vinculada a um projeto ampliado de ensino, pesquisa e extensão, fundamentado em estratégias de inclusão de crianças com transtornos comportamentais; Analisar as práticas de observação e acompanhamento realizadas por docentes e discentes de Medicina em uma creche municipal, com foco na inclusão e desenvolvimento educacional de crianças com transtornos comportamentais; Avaliar as metodologias pedagógicas utilizadas, os desafios enfrentados por cuidadores e professores, e os resultados obtidos para fortalecer o suporte mútuo entre escola e famílias. Metodologia: rata-se de um relato de experiência baseado em uma atividade teórico-prática, conduzida por meio de visitas semanais de docentes e discentes de medicina a uma creche municipal. As atividades incluíram o acompanhamento das crianças na creche, análise de dados e laudos relacionados a crianças atípicas, além da realização de entrevistas com os cuidadores. Resultados: Os resultados destacam que estratégias como a adaptação curricular, práticas pedagógicas individualizadas, capacitação de profissionais e a criação de ambientes acolhedores são fundamentais para promover uma inclusão eficaz. Conclusão: Essa vivência destaca a importância do suporte especializado e das adaptações no ambiente escolar, fortalecendo a integração dessas crianças no processo de aprendizagem e contribuindo para um ambiente educativo inclusivo.
Palavras-chave: Transtornos comportamentais. Crianças. Inclusão escolar.

Downloads

Publicado

2025-02-27

Edição

Seção

Artigos DACS