INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS COMPORTAMENTAIS - TEA, TDAH E TOD NO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Objetivos: relatar a vivência de ensino-aprendizagem vinculada a um projeto ampliado de ensino, pesquisa e extensão, fundamentado em estratégias de inclusão de crianças com transtornos comportamentais; Analisar as práticas de observação e acompanhamento realizadas por docentes e discentes de Medicina em uma creche municipal, com foco na inclusão e desenvolvimento educacional de crianças com transtornos comportamentais; Avaliar as metodologias pedagógicas utilizadas, os desafios enfrentados por cuidadores e professores, e os resultados obtidos para fortalecer o suporte mútuo entre escola e famílias. Metodologia: rata-se de um relato de experiência baseado em uma atividade teórico-prática, conduzida por meio de visitas semanais de docentes e discentes de medicina a uma creche municipal. As atividades incluíram o acompanhamento das crianças na creche, análise de dados e laudos relacionados a crianças atípicas, além da realização de entrevistas com os cuidadores. Resultados: Os resultados destacam que estratégias como a adaptação curricular, práticas pedagógicas individualizadas, capacitação de profissionais e a criação de ambientes acolhedores são fundamentais para promover uma inclusão eficaz. Conclusão: Essa vivência destaca a importância do suporte especializado e das adaptações no ambiente escolar, fortalecendo a integração dessas crianças no processo de aprendizagem e contribuindo para um ambiente educativo inclusivo.
Palavras-chave: Transtornos comportamentais. Crianças. Inclusão escolar.
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