CORPOREIDADES EM MOVIMENTO: A DANÇA NOS PROJETOS SOCIAIS DE LAZER

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Resumo

O estudo tem como objetivo apresentar reflexões sobre a implementação da dança em projetos sociais de lazer, compreendendo seu ensino a partir da contextualização, da construção coletiva e da apreciação artística, em que saber dançar é requisito mínimo para ministrar a aula. A partir de uma revisão opinativa da literatura e da análise de uma experiência formativa, defende-se que ensinar dança não exige ser um exímio bailarino, mas sim reconhecer o corpo como território expressivo e a dança como linguagem plural. Com base em uma perspectiva crítica e inclusiva, o trabalho discute o papel da dança no lazer como meio de valorização da diversidade cultural e promoção de direitos sociais. O texto apresenta estratégias pedagógicas que rompem com a lógica do rendimento e da performance, dando ênfase à criação coletiva, ao protagonismo dos participantes e ao fortalecimento de vínculos sociais. Para que isso ocorra, analisaremos um conjunto de perspectivas de trabalho com a dança, desconstruindo a sua marginalização frente às dificuldades de sua prática em projetos sociais de lazer: pouca ou nenhuma vivência prática, formação inadequada, sexismo, hegemonia dos esportes, entre outras.

Palavras-chave: Dança; Lazer; Projetos Sociais.

Biografia do Autor

Nei Jorge dos Santos Junior, Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)

Doutor pelo Programa Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho (UGF) e graduado em Educação Física e História. Atualmente é coordenador e professor do Curso de Educação Física do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e professor do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU-RJ).

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Publicado

2025-11-25

Edição

Seção

Artigos DACS