CORPOREIDADES EM MOVIMENTO: A DANÇA NOS PROJETOS SOCIAIS DE LAZER
Resumo
O estudo tem como objetivo apresentar reflexões sobre a implementação da dança em projetos sociais de lazer, compreendendo seu ensino a partir da contextualização, da construção coletiva e da apreciação artística, em que saber dançar é requisito mínimo para ministrar a aula. A partir de uma revisão opinativa da literatura e da análise de uma experiência formativa, defende-se que ensinar dança não exige ser um exímio bailarino, mas sim reconhecer o corpo como território expressivo e a dança como linguagem plural. Com base em uma perspectiva crítica e inclusiva, o trabalho discute o papel da dança no lazer como meio de valorização da diversidade cultural e promoção de direitos sociais. O texto apresenta estratégias pedagógicas que rompem com a lógica do rendimento e da performance, dando ênfase à criação coletiva, ao protagonismo dos participantes e ao fortalecimento de vínculos sociais. Para que isso ocorra, analisaremos um conjunto de perspectivas de trabalho com a dança, desconstruindo a sua marginalização frente às dificuldades de sua prática em projetos sociais de lazer: pouca ou nenhuma vivência prática, formação inadequada, sexismo, hegemonia dos esportes, entre outras.
Palavras-chave: Dança; Lazer; Projetos Sociais.
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