EDUCAR OS CORPOS, DESEDUCAR OS ESTEREÓTIPOS: REFLEXÕES SOBRE ESCOLA, MÍDIA E SUBJETIVIDADES
Resumo
O artigo propõe uma reflexão crítica sobre os modos de constituição dos corpos no contexto escolar, articulando dimensões históricas, disciplinares e midiáticas que incidem na construção das subjetividades. A partir de uma abordagem sociocultural, o corpo é compreendido como produção simbólica e relacional, atravessado por normas, padrões e violências que se expressam tanto na estrutura escolar tradicional quanto nas representações veiculadas pelas mídias de massa e, mais recentemente, pelas redes sociais digitais. O texto também analisa os desafios pedagógicos contemporâneos, destacando a necessidade de integrar criticamente as mídias aos currículos escolares e fomentar práticas educativas capazes de acolher a pluralidade dos corpos e promover a autonomia dos sujeitos. Ao invés de respostas definitivas, o artigo oferece caminhos teórico-metodológicos que contribuem para a superação das normatizações e para a construção de uma educação comprometida com a liberdade, a escuta e o reconhecimento da diversidade.
Palavras-chave: Corpo; Mídia; Educação; Subjetividade; Redes Sociais.
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