EDUCAR OS CORPOS, DESEDUCAR OS ESTEREÓTIPOS: REFLEXÕES SOBRE ESCOLA, MÍDIA E SUBJETIVIDADES

Autores

Resumo

O artigo propõe uma reflexão crítica sobre os modos de constituição dos corpos no contexto escolar, articulando dimensões históricas, disciplinares e midiáticas que incidem na construção das subjetividades. A partir de uma abordagem sociocultural, o corpo é compreendido como produção simbólica e relacional, atravessado por normas, padrões e violências que se expressam tanto na estrutura escolar tradicional quanto nas representações veiculadas pelas mídias de massa e, mais recentemente, pelas redes sociais digitais. O texto também analisa os desafios pedagógicos contemporâneos, destacando a necessidade de integrar criticamente as mídias aos currículos escolares e fomentar práticas educativas capazes de acolher a pluralidade dos corpos e promover a autonomia dos sujeitos. Ao invés de respostas definitivas, o artigo oferece caminhos teórico-metodológicos que contribuem para a superação das normatizações e para a construção de uma educação comprometida com a liberdade, a escuta e o reconhecimento da diversidade.

Palavras-chave: Corpo; Mídia; Educação; Subjetividade; Redes Sociais.

Biografia do Autor

Nei Jorge dos Santos Junior, Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)

Doutor pelo Programa Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho (UGF) e graduado em Educação Física e História. Atualmente é coordenador e professor do Curso de Educação Física do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e professor do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU-RJ).

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Publicado

2025-11-25

Edição

Seção

Artigos DACS