LUDICIDADE: FERRAMENTA EFICAZ PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NOS DIFERENTES CONTEXTOS DO NEURODESENVOLVIMENTO
Resumo
O estudo tem como objetivo compreender e explorar através da base teórica das pesquisas de Piaget, 1972; Kishimoto, 1994; Freire, 1968; Pain, 1992; Bronfenbrenner, 1979 e Fernandez, 1991, a potência da Ludicidade em diferentes contextos de atuação do profissional de Psicopedagogia (institucional, clínico, empresarial e hospitalar) e em diferentes contextos e etapa do neurodesenvolvimento. De acordo com a literatura e com a base legal, Constituição Federal (BRASIL, 1988) e ECA, o Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990), o lúdico é elemento fulcral, indo além da diversão, brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e das relações sociais, promovendo aprendizado intuitivo e criativo. A pesquisa também evidencia o uso de atividades lúdicas na intervenção psicopedagógica, tanto na fase de avaliação quanto no processo de intervenção individualizado, considerando crianças com neurodesenvolvimento típico ou atípico.
Palavras-chave: Ludicidade; Desenvolvimento Humano; Neurodiversidade; Psicopedagogia.
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