UM OLHAR PARA AS QUESTÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Este trabalho se constitui como uma pesquisa no campo das narrativas e nos estudos sobre gênero e sexualidade na educação, através da teorização pós-crítica e pós-estruturalista. Traçamos como objetivo compreender de que forma as professoras abordavam os conteúdos de suas aulas na busca da igualdade de oportunidades, problematizando, especificamente, a questão da imposição/dominação masculina nas aulas de Educação Física. Foram realizadas entrevistas/conversas com professoras de Educação Física da Prefeitura Municipal de Seropédica, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, no período de 2020 a 2022. Por acreditar numa perspectiva organizada a partir das relações mais horizontais e colaborativas entre os sujeitos que fazem parte do processo investigativo de produção de conhecimento científico – pesquisadores e professores –, optou-se pela metodologia das pesquisas narrativas. A partir da textualização, puderam-se destacar alguns pontos sensíveis à pesquisa que foram organizados em temas para serem aprofundados. Conversar com as professoras, fazendo um diálogo entre as experiências, trouxe grandes contribuições para pensarmos o campo da Educação Física e as estratégias teórico-metodologias que compreendam as diferenças e que promovam o respeito e a igualdade nas aulas, sobretudo em relação aos currículos e normativas que regulam/impõem quais conteúdos são necessários. O trabalho revela que o caminho para diminuir a desigualdade passa por uma postura investigativa que valorize os saberes docentes, que oportunize espaços de locução e diálogo, tendo em vista uma Educação Física contra-hegemônica. A formação continuada para o/a professor/a e o apoio da equipe pedagógica foram apontados como pontos importantes para avançarmos nessas temáticas.
Palavras-chave: Narrativa; Gênero; Currículo cultural; Educação Física.
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