A EDUCAÇÃO FÍSICA NO MÉTODO MONTESSORI: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO COLÉGIO ÁGORA
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar, dentro de um olhar histórico, teórico e prático, as possíveis contribuições de Maria Montessori para a construção de uma linha metodológica que se relacione ao ensino da Educação Física e da Educação do Corpo. Além da análise metodológica de três obras de Montessori (A Educação e a Paz, Da infância à adolescência e Pedagogia científica: a descoberta da criança), aqui utilizadas enquanto fontes de pesquisa e referenciais bibliográficas, buscou-se também estabelecer olhares a partir de trocas e experiências no âmbito do Colégio Ágora, escola montessoriana localizada em Niterói/RJ. Foram realizadas entrevistas com profissionais da referida escola, que promoveram a ampliação de perspectivas acerca da proposta estabelecida por esta pesquisa. Por fim, este trabalho buscar consolidar caminhos para a construção de um plano de ensino de Educação Física no âmbito do Método Montessori, tal como aumentar os diálogos acerca dessa metodologia na academia brasileira.
Palavras-chaves: Método Montessori; Educação Física; Educação do Corpo; Maria Montessori; Ágora.
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