CULTURA ORGANIZACIONAL DA INOVAÇÃO: UMA REVISÃO DE CONSTRUTOS

Autores

  • Fernando Luiz Goldman UNIFESO
  • Anne C. Azevedo Benter UNIFESO
  • Liliane Soares Custódio UNIFESO
  • Kamilla Leite Villa UNIFESO

Palavras-chave:

CULTURA ORGANIZACIONAL, INOVAÇÃO, CONSTRUTO, TEORIA DA FIRMA, AMBIDESTRIA ORGANIZACIONAL

Resumo

A partir do último quarto do século XX, uma mudança, de enorme impacto, vem sendo sentida sobre como a Teoria da Firma percebe a inovação. A Teoria Evolucionária da Mudança Econômica reforça as ideias de Schumpeter sobre a importância – não da inovação, mas – da capacitação para inovar, no desenvolvimento de empresas e nações. Neste novo paradigma econômico, a base talvez já não seja mais a atividade de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou processos. Este era o jogo do passado, o da Organização Industrial. O atual é o da cultura organizacional da inovação, entendida como um ecossistema favorável à inovação, indo além das analogias entre a Economia e a concepção evolutiva das Ciências Biológicas, propostas pelos primeiros neoschumpeterianos. Este artigo relata uma pesquisa cujo objetivo geral é identificar construtos que permitam melhor entender a cultura organizacional da inovação. Conclui-se que toda firma possui sua própria cultura, formada por rotinas de nível estratégico, que podem mesmo chegar a inibir sua capacitação para inovar. Uma cultura organizacional da inovação – propícia às inovações radicais, capazes de mudar até mesmo a própria cultura organizacional – necessita de rotinas dinâmicas (evolutivas), que encorajem a criação de novas rotinas e competências organizacionais, como soluções coletivas, buscando a Ambidestria Organizacional.

Biografia do Autor

Fernando Luiz Goldman, UNIFESO

Professor do Curso de Engenharia de Produção

Anne C. Azevedo Benter, UNIFESO

Aluna do Curso de Engenharia de Produção

Liliane Soares Custódio, UNIFESO

Aluna do Curso de Engenharia de Produção

Kamilla Leite Villa, UNIFESO

Aluna do Curso de Engenharia de Produção

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Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Artigos CCT