MELHORANDO O CONHECIMENTO DE TÉCNICAS AVANÇADAS DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES UTILIZANDO A FILOSOFIA DE MARATONAS DE PROGRAMAÇÃO

Autores

  • Rafael Gomes Monteiro UNIFESO
  • Gustavo Chermout Aragão UNIFESO
  • Gabriel Lagoa Duarte UNIFESO

Palavras-chave:

maratona, programação, computação

Resumo

Programação de computadores é uma das grandes subáreas da Ciência da Computação. Para incentivar os estudos nessa área, existem as competições de programação, que exigem criatividade, trabalho em equipe e a capacidade de resolver problemas sob pressão. Este programa utilizou a filosofia das competições de conhecimento para motivar os estudantes a aperfeiçoar os conhecimentos na área. Como resultados observamos um aumento do interesse dos estudantes a participarem dessas competições, e obtivemos uma melhora no posicionamento da instituição no placar das competições.

Referências

ANTONELLO, SÉRGIO; CARDOSO, ROGÉRIO. Olimpíada de Raciocínio Lógico: relatos de uma competição para alunos ingressantes em curso de nível superior. In: I Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação, 2015, Maceió, 2015. p. 1263-1270.

FERRASA, M.; SOUZA, M. A. Competições de raciocínio lógico e programação de computadores: um relato de experiência. In: 10º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão, 2012. Anais do 10º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão, 2012.

OLIVEIRA, A. G.; PAULA, L. C.; ARAÚJO, J. C. D. Experiências no estímulo à prática de Programação através do desenvolvimento de atividades extracurriculares relacionadas com as competições de conhecimentos. In: XX Workshop sobre Educação em Computação. XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2012, Curitiba.

PIEKARSKI, A. E. T.; MIAZAKI, M.; HILD, T. A.; MULATI, M. H.; KIKUTI, D. A metodologia das maratonas de programação em um projeto de extensão: um relato de experiência. In: CBIE & LACLO 2015 - IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação e X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, 2015, Maceió, AL. Anais dos Workshops do CBIE 2015, 2015. p. 1246-1254.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigos CCT