O PROGRAMA ALEGRIA DISPOSITIVO DE PRODUÇÃO DE CUIDADO COM PACIENTES PORTADORES DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Palavras-chave:
alegria, autismo, cuidadoResumo
O Programa de extensão do Centro Universitário Serra do Órgãos/ Unifeso, o Programa Alegria, em suas ações de responsabilidade social em 2017, escolheu a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Teresópolis, que através do Projeto Florescer, são atendidos 47 pacientes diagnosticados com o Autismo, severo e não verbal. O PA utiliza brincadeira, escuta e acolhimento na sua atuação visando a melhoria do estado clínico dos pacientes atendidos.
Referências
ALVIN, J. Música para el niño disminuido. Buenos Aires, Ricordi, 1966.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM 4, 4ªed., Artmed, 1994.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM 5, 5ªed., Artmed, 2014.
APAE Brasil História. Disponível em: < https://apaebrasil.org.br/page/2>. Acesso em: 15 dez. 2017.
CASSOLI, T., FRANÇA, S.A.M., Riso e saúde: saberes e práticas sobre palhaços. Faculdades Integradas de Ourinhos, Universidade Estadual Paulista, Mnemosine vol.8, nº2, 2012.
Censo Demográfico 2010. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/sociais/populacao/9662-censo-demografico-010.html?edicao=9749&t=destaques.>. Acesso em: 15 dez. 2017.
FARIAS, N. & BUCHALLA, C.M. A. Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde da Organização Mundial da Saúde: conceitos, perspectivas e OSU. Revista Brasileira de Epidemiologia, 8 (2), 187-193, 2005.
FASSARELLA, C.S.; BUENO, A. B. A terapia do riso como uma alternativa terapêutica. Revista Rede de Cuidados em Saúde, Rio de Janeiro, 2012.
Recuperado de http://espacodomquixote.blogspot.com.br/2010/12/importancia-da-musica-na-vida-das.html - acesso em 10 dez de 2017.
JOLY, I. Z. L. Música e Educação Especial: uma possibilidade concreta para promover o desenvolvimento de indivíduos. Educação, 28(2), 79-86, 2003.
LEONTIEV, ALÉXIS. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VIGOTSKY, Lev; LURIA, Alexander; LEONTIEV, Alex. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone; Editora Universidade de São Paulo, 1988.
MELLO, A. M. S. R., Autismo - Guia Prático, 8ª Edição (Nova - Versão 2016), São Paulo: AMA; Brasília: CORDE, 2007.
MELLO, A. M. S. R.; ANDRADE, M. A.; CHEN HO, H.; DIAS, S. I., Retratos do autismo no Brasil, 1ªed., São Paulo: AMA, 2013.
MERHY, E. E. Em busca do tempo perdido: a micropolítica do trabalho vivo em saúde. In: . São Paulo: Hucitec,1997.
______, E. E. & ONOCKO, R. (Org.) Agir em Saúde: um desafio para o público. São Paulo: Hucitec, 1997.
______, E. E. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec, 2002.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, 2004. Recuperado de http://www.dgs.pt/estatisticas-de-saude/documentos-para-download/classificacaointernacional-de-funcionalidade-incapacidade-e-saude-cif.aspx.
PortalTerê. Disponível em: < http://www.portaltere.com> Acesso em: 16/02/2016
RODRIGUES ALL, AMARAL COSTA CLN, PRATA MS, BATALHA TBS, PASSOS NETO IF. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT. 2013; :141-8.
RODRIGUEZ, I. A. & SILVA, E. R. & CAPELLINI, V. L. & SANTOS, F. H. A música e a pessoa com deficiência: uma revisão narrativa da literatura. Revista Música e Linguagem. Vitória/ES. Vol.1, nº4 (Agosto/2015), p.37-51.
VYGOTSKY, L SEMYONOVITCH. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
WINNICOTT, D. W. (1975) O brincar & a realidade. Trad. J. O. A. Abreu e V. Nobre. Rio de Janeiro: Imago.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista da JOPIC, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/