ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
Palavras-chave:
Pedagogo, Formação, Atuação em Espaço não escolaresResumo
Este presente artigo tem como objetivo investigar a formação e a atuação do Pedagogo em espaços educativos não escolares. Analisamos a formação inicial os espaços de atuação, saberes e as práticas exigidos por este profissional para atuar nestes espaços. Resulta de uma pesquisa bibliográfica sobre o estado da arte ou estado do conhecimento, este tipo de pesquisa contribui para uma avaliação crítica do que já foi produzido e a identificação dos avanços teóricos das temáticas relacionadas. O corpus sobre o qual incidiu essa pesquisa é composto teses, dissertações, artigos publicados em Grupos de Trabalho (GT - 08) formação de professores e (GT -09) trabalho e educação, na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), bem como periódicos da área de educação analisados e avaliados pelo sistema Qualis, no período de 2000 a 2016. Os resultados e as discussões mostraram que se considera de vital importância a formação inicial do Pedagogo para atuar nestes espaços tão específicos, pois o processo de ensino e aprendizagem é vivenciado não somente dentro da sala de aula, mas é uma ação que acontece em todo e qualquer setor da sociedade, que se caracteriza como a sociedade do conhecimento, porque as educações formais e não formais caminham paralelamente e tornam a educação como principal instrumento.
Palavras-chave: Pedagogo; Formação; Atuação em Espaço não escolares
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista da JOPIC, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/