ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Autores

  • Mônica de Souza Corrêa Unifeso
  • Rachel de Souza Ferreira

Palavras-chave:

Pedagogo, Formação, Atuação em Espaço não escolares

Resumo

Este presente artigo tem como objetivo investigar a formação e a atuação do Pedagogo em espaços educativos não escolares. Analisamos a formação inicial os espaços de atuação, saberes e as práticas exigidos por este profissional para atuar nestes espaços. Resulta de uma pesquisa bibliográfica sobre o estado da arte ou estado do conhecimento, este tipo de pesquisa contribui para uma avaliação crítica do que já foi produzido e a identificação dos avanços teóricos das temáticas relacionadas. O corpus sobre o qual incidiu essa pesquisa é composto teses, dissertações, artigos publicados em Grupos de Trabalho (GT - 08) formação de professores e (GT -09) trabalho e educação, na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), bem como periódicos da área de educação analisados e avaliados pelo sistema Qualis, no período de 2000 a 2016. Os resultados e as discussões mostraram que se considera de vital importância a formação inicial do Pedagogo para atuar nestes espaços tão específicos, pois o processo de ensino e aprendizagem é vivenciado não somente dentro da sala de aula, mas é uma ação que acontece em todo e qualquer setor da sociedade, que se caracteriza como a sociedade do conhecimento, porque as educações formais e não formais caminham paralelamente e tornam a educação como principal instrumento.

 

          Palavras-chave: Pedagogo; Formação; Atuação em Espaço não escolares

Biografia do Autor

Mônica de Souza Corrêa, Unifeso

Mônica de Souza Corrêa- Docente do curso de Pedagogia- UNIFESO-CCHS

Downloads

Publicado

2019-05-28

Edição

Seção

Artigos DACHT