IMPLEMENTAÇÃO DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA E FARMACOTERAPIA NA TERCEIRA IDADE EM ABRIGOS, ASILOS E CASA DE REPOUSO NA CIDADE DE TERESÓPOLIS E PALESTRAS SOBRE O USO CORRETO DE MEDICAMENTOS

Autores

  • Kelli Parrini UNIFESO
  • Maria Eliza Norberto Pinheiro
  • Thiago Bocard da Silva

Resumo

O estudo teve como objetivo realizar a prestação da atenção farmacêutica em abrigos, asilos e casas de repousos na cidade de Teresópolis/RJ. Através da coleta de dados em prontuários foi possível observar 43,48% apresentam hipertensão. Os asilos, abrigos e casas de repousos são importantes espaços de promoção e educação em saúde.

Referências

BRASIL, CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA, CÓDIGO DE ÉTICA DA PROFISSÃO FARMACÊUTICA RESOLUÇÕES DO CFF - Nº 417, 418/2004 E 431/2005.

BRITO M. C. C. et al, "Atenção à saúde do idoso e família: evidências da produção científica". Disponível: revistas.pucsp.br. Em 2014.

CARDOSO D, M.; PILOTO, J, A, R. Atenção farmacêutica ao idoso: uma revisão, MARINGÁ, 2014.

FERREIRA R. R. et al. Atuação do profissional farmacêutico na atenção básica de saúde. Disponível: www.cpgls.pucgoias.edu.br. Em 2015.

PRATA P, B. A. et al, Atenção farmacêutica e a humanização da assistência: lições aprendidas na promoção da adesão de usuários aos cuidados terapêuticos nas condições crônicas. Disponível: bvsms.saude.gov.br. 2012.

STORPIRTIS, S, et al, Ciência Farmacêutica - Farmácia Clínica. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Koogan, 2013.

Downloads

Publicado

2019-05-28

Edição

Seção

Artigos DACS