BIOSSEGURANÇA E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS CLÍNICOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DO UNIFESO: UM PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE HUMANA E AMBIENTAL

Autores

  • Leandro Jorge Fernandes Unifeso
  • Maria Helena Carvalho da Silva Unifeso
  • Monique da Costa Sandin Bartole Unifeso
  • Celso Oliveira de Sousa Unifeso
  • Diana Reis Garcia Faria
  • Larissa Lopes Macedo

Palavras-chave:

Biossegurança, Saúde Ambiental, Gerenciamento de Resíduos

Resumo

Em consonância com as questões estabelecidas pela Sala Verde (MMA) e com o Programa de Sustentabilidade Ambiental previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional de 2013-2017 do UNIFESO este projeto foi planejado para cumprir as funções de Biossegurança e de Gerenciamento de Resíduos Clínicos da Graduação do curso de Odontologia. Possui o propósito de desenvolver um olhar crítico e contínuo para as questões de saúde ambiental e humana do Centro Universitário da Serra dos Órgãos, otimizar as ações decorrentes desse processo e consequentemente proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos os atores envolvidos. Primeiramente foram elaborados questionários aplicados a técnicos, alunos e pacientes da mesma. Posteriormente esses questionários foram aplicados nesses atores, divididos nos seguintes grupos: Grupo A: Comunidade usuária da Clínica Escola de Odontologia; Grupo B: Discentes do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT); Grupo C: Funcionários Técnicos, Administrativos da Clínica Escola de Odontologia e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT); Grupo D: Docentes do CCS e CCT; Grupo E: Funcionários dos Serviços Gerais responsáveis pela limpeza da Clínica Escola de Odontologia. Juntamente a esta ação uma pesquisa etnográfica foi realizada para otimizar as informações obtidas com tais questionários. Identificações e pesagens dos resíduos gerados durante os atendimentos nas clínicas ao longo de diferentes datas também foram realizadas. Verificou-se uma variedade de itens residuais de saúde infectados e perfurocortantes sendo descartados em recipientes para resíduos comuns, alguns resíduos comuns e perfurocortantes sendo descartados em recipientes para resíduos infectantes. Os resultados dos questionários e da pesquisa etnográfica em relação aos atores envolvidos demonstraram inúmeras questões a serem abordadas, dentre elas pode-se destacar que: 58% dos pacientes não acreditaram estar expostos a qualquer tipo de risco durante o atendimento odontológico; 70% dos técnicos se sentem protegidos durante suas atividades ocupacionais; e somente 45% dos discentes responderam que todas as vacinas encontram-se em dia. Diante dessas informações constatou-se a necessidade de se educar, e principalmente de se manutenir essa educação com todos os atores envolvidos, para a correta aplicação da biossegurança em nossa instituição e posteriormente em nossa comunidade.

Referências

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada. RDC nº 306 de 07 de dezembro de 2004. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Serviços Odontológicos: Prevenção e Controle de Riscos / Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

BRASIL. Lei nº 12.305 de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente / Ministério da Saúde; Fundação Oswaldo Cruz; Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

BRASIL. Norma Regulamentadora nº 32. NR 32. Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde. Portaria n.º 485. Brasília: Ministério do Trabalho, 2005.

BRASIL. MINISTÉRIO DO TRABALHO E DO EMPREGO. Portaria nº 1.748. Institui o Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfurocortantes e altera a Norma Regulamentadora nº 32, que trata da segurança e saúde no trabalho em estabelecimento de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

RODRIGUES, F. S. L. Diagnóstico e Elaboração Prévia do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde de Uma Clínica Escola de Odontologia da Região Serrana. 2015. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) – Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária, Centro Universitário Serra do Órgãos, Teresópolis

SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE PÚBLICA RIO GRANDE DO NORTE. Disponível em http://adcon.rn.gov.br/ACERVO/Suvisa/doc/DOC000000000032949.PDF, 2013. Acesso em 13 de Fevereiro de 2017.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 11ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.

Downloads

Publicado

2019-05-28

Edição

Seção

Artigos DACS