SIMULADOR ELÉTRICO CRANIOFACIAL NA PRÁTICA DAS TÉCNICAS ANESTÉSICAS NO CURSO DE ODONTOLOGIA DO UNIFESO

Autores

  • Miguel Haroldo Guida UNIFESO
  • Simone Guida Babinski
  • João Wesley Babinski
  • Bruna Guida Siqueira

Palavras-chave:

Anestesia Local, Simulador Elétrico, Manequim Odontológico.

Resumo

Introdução: A anestesia local constitui etapa essencial para procedimentos odontológicos, visando o conforto e ausência de dor. Objetivos: Com o intuito de observar o sucesso da técnica anestésica local realizada por alunos de graduação do UNIFESO, criou-se um manequim odontológico com características próprias para treinamento e motivação dos acadêmicos para o desenvolvimento das técnicas de anestesia local em Odontologia. Realizou-se um estudo observacional e intervencionista na prática laboratorial. Métodos: Para isso, utilizou-se um manequim (simulador) com característica anatômicas  próxima ao do paciente; nos quais foram observadas as seguintes questões: Manuseio do equipamento de anestesia local (seringa, agulha e tubete), conhecimento do trajeto do nervo trigêmeo e as habilidades dos alunos  em utilizar as técnicas de anestesia local com o objetivo de motivar o cenário do laboratório de habilidades odontológicas, capacitando os alunos a um maior desempenho na aplicação das técnicas anestésicas em pacientes. Resultados: Os resultados mostraram que baseado na simulação das técnicas de anestesia local em odontologia, o manequim craniofacial possibilitou uma percepção dos instrutores responsáveis pelas atividades propostas, uma motivação com o conhecimento das técnicas, trajeto do nervo trigêmeo e habilidade para a aplicação e preparação laboratorial para inserção destes no processo da prática Odontológicas. Conclusão: Concluiu-se que os alunos entenderam a proposta do treinamento no Manequim Odontológico (simulador) estando estes motivados à prática da Clínica em Odontologia. O recurso pedagógico dos simuladores no ensino de técnicas anestésicas parecem reforçar o domínio das competências e habilidades técnico-científicas na prática anestésica, consolidando os fundamentos teóricos que permeiam a construção do conhecimento contribuindo a um melhor desempenho do estudante para o Cenário da Clínica Odontológica. 

Biografia do Autor

Miguel Haroldo Guida, UNIFESO

Professor Mestrado em Educação pela UCP, especialista em Dentistica Operatória pela PUC-RJ, Metodologia do Ensino Superior pela UERJ, ex-coordenador de Ensino e Pesquisa da Faculdade de Odontolgia de Nova Friburgo (FONF), professor do UNIFESO nos Cenários de Pacientes com Necessidades Especiais e Anestesiologia.

Referências

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Publicado

2019-05-28

Edição

Seção

Artigos DACS