Submissões

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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

ORIENTAÇÕES GERAIS:

  1. O documento deve ter no mínimo 10 e no máximo 17 páginas. As referências não devem ser consideradas na contagem das páginas. A aceitação de trabalhos com dimensões diferentes das citadas é uma decisão do Editor da Revista; use o espaço "Carta ao Editor" para suas justificativas.
    1. Papel: A4 (21,0 x 29,7 cm);
    2. Margens: Superior e esquerda com 2,5 cm; Inferior e Direita com 02 cm;
  2. O WORD diferencia a distância entre linhas do espaçamento entre parágrafos. O espaçamento é uma distância a mais que é acrescido a distância entre as linhas. A distância entre linhas devem ser de 1,5 (Figura 1, ver seta verde abaixo); Entre os parágrafos não deve haver acréscimo de espaços, isto é, não colocar espaçamentos adicionais entre os parágrafos. Coloque zero nas opções Antes e Depois. Selecione a opção Justificado para o alinhamento e o recuo de 1,5 cm para a Primeira Linha.
    1. Parágrafo com recuo na 1a linha: 1,5 cm; ver figura 1 acima (seta azul)
    2. 6. O arquivo deve ser submetido em formato Word (.doc ou .docx);
  3. Fonte: Times New Roman; Tamanho: 12, para todo o texto com exceção da folha de rosto, citações diretas e legendas. 

Para citação com mais de três linhas use fonte 11

Nas legendas das figuras, tabelas e quadros use fonte 10. 

A Folha de Rosto tem formatação própria. (Ver adiante);

  1. Identificação dos Tópicos: (exemplos) 

A formatação dos títulos e subtítulos dos tópicos, conforme exemplificado abaixo, serve para demonstrar a hierarquia dos tópicos. Não é necessário numerá-los, porém é necessário identificá-los usando os diferentes tipos de fontes descritos a seguir:

  • TÓPICOS PRIMÁRIOS: NEGRITO, MAIÚSCULO, ALINHADOS À ESQUERDA.

(exemplos: INTRODUÇÃO, OBJETIVOS, MÉTODOS, etc.)

  • Tópicos Secundários: Negrito, Primeira Letra em Maiúscula, alinhados à esquerda.
  • Tópicos terciários: Primeira letra em maiúscula, sem negrito, alinhados à esquerda.
  • Tópicos quaternários: Itálico, Primeira Letra em Maiúscula, alinhados à esquerda.

10.    É permitido o uso de um total de 05 figuras e a inclusão de outros 05 gráficos e tabelas, somando dez (10) inserções no total e desde que, juntos com o texto, não ultrapassem os limites de páginas estabelecidos

11. Após a folha de rosto (veja abaixo), deixe uma linha em branco e na linha seguinte comece o texto conforme os tópicos desenvolvidos: 

 

FOLHA DE ROSTO

Descrição dos componentes da Folha de Rosto

A) Título do artigo 

O Título deve ser em negrito, caixa alta (todas em maiúsculas), centralizado, fonte Times New Roman, tamanho 18; 

Versão exata do título para o idioma inglês, na linha seguinte, com 1,5 de espaço entre as linhas, usando fonte Times New Roman 14 em itálico, Caixa Alta.

É a primeira, e mais lida, parte da publicação. Mostra para o leitor o assunto que será abordado. Deve ter no máximo 70 caracteres evitando-se o uso de palavras supérfluas. Exemplo: "Exposição ao uso de antibióticos e risco de desenvolvimento de lesão renal aguda em pacientes internados no CTI do HCTCO". Este título poderia ser reduzido da seguinte forma: "Riscos de Lesão Renal Aguda após o uso de Antibióticos". Os sites de base de dados, busca e indexação, tipo Google, Pubmed, etc. priorizam as seis primeiras palavras do título ao buscar determinado assunto. Desta forma, seu trabalho será mais facilmente localizado. Havendo interesse pelo assunto o leitor vai ler o resumo e, possivelmente, o texto completo do artigo. 

Evite abreviaturas. Pode levar a entendimentos errados pelo programa de busca ou até mesmo pelo leitor. Exceções para as abreviaturas utilizadas internacionalmente como DNA, AIDS, etc.

Não é necessário inserir no título a modalidade do estudo como: Revisão Sistemática; Relato de Caso; Ensaio Clínico; etc. Estes dados constarão do resumo, em Métodos.

 

B) Autores

Após os títulos, deixe uma linha em branco e na linha seguinte coloque o(s) nome(s) dos autor(es) por extenso (centralizado) utilizando fonte 14. Autores com mais de um sobrenome, coloque somente as iniciais dos sobrenomes do meio. Os nomes dos autores devem vir separados por ponto e vírgula.

Após o nome de cada autor, deve ser atribuído um número (sobrescrito) que estarão vinculados aos respectivos títulos profissionais e a instituição de origem. Descrevam estes dados na linha seguinte utilizando fonte Times New Roman, tamanho 10 com linha simples (1,0). Coloque também o e-mail do autor principal para correspondência.

Ser autor de um trabalho confere importante crédito acadêmico, social e, algumas vezes, retornos financeiros mas, também, inclui implicações legais e responsabilidades sobre o conteúdo da publicação. O ICMJE (International Committee of Medical Journal Editors) recomenda que a autoria de um trabalho seja baseada nos quatro critérios seguintes:

(1) contribuições substanciais para a concepção ou delineamento do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação dos dados do trabalho;

(2) elaboração de versões preliminares do artigo ou revisão crítica de importante conteúdo intelectual;

(3) aprova­ção final da versão a ser publicada;

(4) concordância em ser responsável por todos os aspectos do trabalho garantindo que as dúvidas relacionadas à acurácia e integridade de qualquer parte do trabalho foram apropriadamente investigadas e resolvidas. 

Aqueles cujas contribuições não preencham os critérios acima ou que não justifiquem uma autoria podem ser citados como participantes ou colaboradores em determinada etapa do trabalho (descrever qual a parte) e seus nomes constar dos agradecimentos.

 

C) Descritores e Keywords

Na linha seguinte ao resumo, alinhados à esquerda e com Fonte 12, descreva quais descritores foram utilizados.

Faça o mesmo após o Abstract descrevendo as Keywords utilizadas com a mesma fonte, porém em itálico. 

Descritores: (parâmetro de registros de dados que possibilita que todos os registros referentes a um mesmo assunto sejam recuperados conjuntamente. (Dic. Aurélio))

Forneça de três a seis descritores. São termos padronizados, definidos por especialistas e que auxiliarão na inclusão e busca do estudo nos bancos de dados bibliográficos. 

Utilize os descritores integrantes da lista de “Descritores em Ciências da Saúde”, elaborada pela BIREME. (decs.bvs.br).

Keywords: Os descritores em inglês (Keywords) devem fazer parte da lista de “Medical Subject Headings - MeSH”, que também constam na publicação da BIREME (decs.bvs.br).

 

D) Resumo:

É um mini artigo. Deve ser curto, explicativo, abrangente e retratar fielmente o que foi apresentado no estudo. Deve ter no máximo 250 palavras. Também deve ser estruturado e possuir os mesmos tópicos do artigo realçados em negrito, ou seja, Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusões (Não coloque “Discussão”, nem “Referências”, no resumo).

 

E) Abstract: 

Deixar uma linha em branco entre o Resumo e o Abstract.

O “Abstract” deve ser a tradução do Resumo para o idioma inglês, com o número máximo de palavras semelhante e com os seguintes subtítulos: "Background ou Introduction"“Aims”, “Methods”, "Results” e “ Conclusions”.

ATENÇÃO: Caso utilize algum software de tradução online verifique se a tradução está correta. 

 

TEXTO: Com pequenas variações, os artigos científicos são estruturados da seguinte forma:

A. Folhas pré-textuais:

  • Título
  • Versão do título em inglês
  • Autores 
  • Principal titulação dos autores 
  • Resumo
  • Descritores
  • Abstract
  • Keywords

 

B. Folhas textuais:

  • Introdução
  • Objetivos
  • Métodos
  • Resultados ou Relato de Caso
  • Discussão
  • Conclusões
  • Agradecimentos
  • Referências

 

Para cada título de seção deve-se utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, caixa alta, negrito, alinhamento à esquerda; 

Para todo o corpo do texto utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e justificado, isto é, alinhados à esquerda e à direita; 

Os programas de texto, como o WORD, costumam trazer uma formatação padrão com colocação de espaço entre os parágrafos, medidos em pontos. 

 

INTRODUÇÃO: 

A introdução não deve ser longa. Use três ou quatro parágrafos, uma ou uma e meia página, para dissertar sobre a conceituação e importância do tema. Use a imagem de um funil ou de uma pirâmide invertida para escrever sua introdução. Comece com uma visão ampla do assunto e evolua para o seu foco. Ao final acrescente sua justificativa para abordar o assunto (Obs.: Justificativa não é objetivo embora algumas vezes sejam coincidentes). Não inclua na “Introdução” outros tópicos como objetivos, métodos, resultados ou dados. Inicie aqui as referências numerando-as sequencialmente conforme forem sendo utilizadas.

OBJETIVOS: 

É a razão pela qual o trabalho está sendo realizado. Quais as dúvidas que os autores gostariam de esclarecer. O que os autores pretendem descobrir, confirmar ou afastar.

Defina os objetivos iniciando a sentença com os verbos no infinitivo. 

Quando existem mais de um objetivo, defina quais são os objetivos Primário e os Secundários. Estes últimos seriam relacionados a outras variáveis que serão também consideradas no estudo. A utilização dos termos primário e secundário são mais apropriados que os termos geral e específico.

MÉTODOS: 

Antes de iniciar o seu estudo, procure definir como vai realizá-la discriminando as etapas a serem percorridas.

Os leitores precisam saber como o trabalho foi realizado em seus mínimos detalhes. Assim, a repetição do estudo por outros pesquisadores, utilizando os mesmos parâmetros, obterão resultados idênticos aos do trabalho original.

  1. Comece pelo desenho ou delineamento do estudo, ou seja, como esse caminho foi ou será percorrido. O estudo se limitará a uma revisão de literatura ou será uma pesquisa de campo? Haverá alguma intervenção ou o estudo será observacional?
  2. Nas Revisões de literatura, sejam narrativas ou sistemáticas, é necessário citar quais foram os descritores utilizados, as fontes usadas na seleção dos artigos como banco de dados ou livros textos, qual a quantidade de artigos selecionados e o qual foi o período de abrangência do estudo. Definir os critérios para a exclusão de artigos.
  3. Nos trabalhos de pesquisa de campo, descreva como a população alvo foi selecionada. Como foram escolhidas as amostras (características de uma parte do todo) e a amostragem (coletânea de amostras). 
  4. Quais foram os critérios de inclusão e de exclusão e qual o período de abrangência do estudo.
  5. Cite também, quando for pertinente, os materiais utilizados e suas características. 
  6. Qual os critérios de mensuração dos desfechos (a variável que vamos analisar para a conclusão do estudo). 
  7. E, finalmente, como os resultados serão analisados.

A descrição dos procedimentos praticados no desenvolvimento do estudo deve ser apresentada na mesma ordem cronológica em que foram realizados.

A escolha do tipo de estudo mais apropriado para responder à hipótese do investigador vai auxiliar na definição da ferramenta bioestatística mais adequada.

Apreciação Ética

Em pesquisa com seres humanos, é obrigatória a inclusão no final do tópico “Métodos” a declaração de que todos os procedimentos foram aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Instituição ao qual se vinculam os autores (citar o número da aprovação - CAAE). Na falta de CEP na instituição, por outro comitê de ética indicado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde (CONEP), cumprindo a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde.

Para pesquisa com animais, os protocolos experimentais devem ser submetidos à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). 

Autores estrangeiros devem seguir o Council for International Organization of Medical Sciences (CIOMS) e o Ethical Code for Animal Experimentation (WHO Chronicle. 1985;39(2):51-6).

O Corpo Editorial das Revistas recusará os artigos que não cumpram rigorosamente os preceitos éticos da pesquisa.

RESULTADOS:

Todos os dados encontrados em decorrência do estudo devem ser divulgados, sejam positivos ou negativos. Futuros estudos utilizando os mesmos métodos devem ser capazes de reproduzir ambos os dados encontrados nos trabalhos iniciais. Devem ser descritos em ordem cronológica e apresentados, preferencialmente, como gráficos ou tabelas facilitando a visualização, entendimento e comparações. 

As informações contidas em tabelas ou figuras não devem ser repetidas no texto. 

Informar os principais dados, intervalos de confiança e significância estatística.

A discussão sobre os achados deve ser feita no tópico seguinte.

Relato de Casos (Atenção: É necessário a Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP))

A apresentação do caso deve fazer parte do tópico "Resultados" e precede a Discussão.  Quando aplicáveis descreva os subtópicos abaixo:

  • Apresentação do Caso
  • Exames Complementares 
  • Diagnóstico Diferencial
  • Tratamento 
  • Seguimento ou Evolução Médica 

DISCUSSÃO

Nos relatos de casos faça uma breve revisão sobre a doença e casos semelhantes já publicados

Nas revisões de literatura, compare os trabalhos selecionados.

Enfatizar as implicações dos achados e suas limitações, bem como a necessidade de pesquisas adicionais. Comparar os métodos e resultados com os anteriormente publicados, pelos próprios autores e por outros autores. 

CONCLUSÕES OU CONSIDERAÇÕES FINAIS:

As conclusões são a opinião e considerações dos autores do trabalho portanto não cabem referências. Devem ser apresentadas levando em consideração os objetivos do trabalho. Realçar os achados positivos e negativos que tenham embasamento científico. Não fazer afirmações que não foram apoiadas pelo estudo. Incluir recomendações, quando pertinentes.

INSERÇÕES

Tabelas ou Quadros:

Colocar o título acima da tabela, alinhados à margem esquerda da tabela, fonte 12, após a numeração correspondente:

Tabela 01: Título da Tabela (exemplo)

Cada tabela deve ser inserida no texto e com um título sucinto, porém explicativo. Todas as explicações devem ser apresentadas em notas de rodapé e não no cabeçalho, identificadas pelos seguintes símbolos: *, §,‖,†, ‡, ¶. 

A formatação das tabelas deve utilizar apenas comandos de tabulação (“tab”) e nova linha (“enter”). Não usar funções de criação de tabelas, não sublinhar ou desenhar linhas dentro das tabelas, não usar tecla de espaços para separar colunas (usar comando de tabulação/”tab”), não usar comandos de justificação. Não usar espaço em qualquer lado do símbolo +-.

Figuras (fotografia, desenhos, gráficos)

Colocar o título acima, alinhado à margem esquerda da figura, fonte 12, após a numeração correspondente

Figura 01: Título da Figura (exemplo)

Devem ser numeradas na ordem de aparecimento no texto. Todas as explicações devem ser apresentadas nas legendas.  As fotos não devem permitir a identificação do paciente; tarjas cobrindo os olhos nem sempre constituem proteção adequada. É obrigatório o consentimento livre e esclarecido para a publicação das imagens. A reprodução de fotos, quadros ou tabelas devem, obrigatoriamente, ser acompanhadas das respectivas permissões dos autores.

Legendas das figuras, quadros ou tabelas

As legendas devem ser colocadas abaixo e alinhadas à margem esquerda utilizando fonte 10. Em seguida, citar a fonte das figuras, quadros ou tabelas, colocando o nome do autor principal seguido do número em sobrescrito da referência utilizada. 

Exemplo: Fonte: Nunes CP. Planejar e redigir trabalhos científicos10

Cartas ao Editor

O envio de cartas ao editor, comentando, discutindo ou criticando os artigos publicados, é altamente estimulado. Recomenda-se tamanho máximo de uma página, incluindo as referências. Não incluir resumo, porém informar titulação/cargo e endereço para correspondência.

AGRADECIMENTOS:

Devem ser breves, objetivos e direcionados somente às pessoas ou instituições que contribuíram significativamente para o estudo. Especificar a razão do agradecimento.  Não agradecer à familiares, entidades religiosas ou entes queridos. 

CONFLITO DE INTERESSE:

Os autores devem declarar possíveis conflitos de interesse e a(s) fonte(s) de financiamento da pesquisa, se for o caso.

REFERÊNCIAS:

Coloque a numeração no final do parágrafo, no entanto, se for referente a uma única frase coloque após a sentença.

No tópico “Referências Bibliográficas”, no final do artigo, entre cada referência bibliográfica não inclua linha em branco, use espaço simples entre as linhas (1,0) e coloque espaçamento entre os parágrafos de 06 pontos (Figura 1 – seta preta) e com alinhamento justificado.

Procurar limitar em 40 (quarenta) o total de referências. Listas extensas devem ser evitadas para não ocuparem espaço excessivo. Priorize as referências para os artigos originais.

Use os modelos abaixo para fazer suas referências. Prestem atenção na sequência dos dados e, principalmente, nas pontuações. Veja os detalhes obrigatórios dos dados citados.

Coloque a numeração no final do parágrafo, no entanto, se for referente a uma única frase coloque após a sentença.

No tópico “Referências Bibliográficas”, no final do artigo, entre cada referência bibliográfica não inclua linha em branco, use espaço simples entre as linhas (1,0) e coloque espaçamento entre os parágrafos de 06 pontos (Figura 1 – seta preta) e com alinhamento justificado.

Procurar limitar em 40 (quarenta) o total de referências. Listas extensas devem ser evitadas para não ocuparem espaço excessivo. Priorize as referências para os artigos originais.

Use os modelos abaixo para fazer suas referências. Prestem atenção na sequência dos dados e, principalmente, nas pontuações. Veja os detalhes obrigatórios dos dados citados.

A) Periódicos ou Revistas Médicas

Dados necessários para as referências:

Nome dos autores. Título do Artigo. Nome do Periódico. Data da Publicação;volume(número):páginas

Leia os detalhes dos dados:

Autores:

Até seis autores citar todos, separados por vírgula. Acima de seis autores, colocar “et al” ou “e outros”.

Escreva por extenso o último sobrenome do(s) autor(es) com a letra inicial em maiúscula.

Após o sobrenome, deixe um espaço e escreva somente as iniciais em maiúscula do primeiro nome e dos sobrenomes do meio. 

Não coloque vírgula, pontos ou espaço entre as iniciais do nome e sobrenomes. Separe a citação do nome dos diversos autores usando vírgula seguido de espaço. Ao final da citação dos autores use ponto.

Exemplos de citação dos autores: 

Nunes FP, Geller M, Bonalumi A Filho, França FC.

Nunes CP, Nunes FP, Oliveira L, Goldberg AP, Oliveira JM, Gama CRO, et al.

Título do artigo: 

O título é reproduzido tal como aparece no documento. Use letras maiúsculas somente nas letras iniciais das palavras que compõem o título. Finalize com um ponto.

Exemplo de citação do título do artigo:

Cilindromatose. Atualização Clínica e Epidemiológica.

Título do periódico abreviado.

Os títulos de periódicos devem ser abreviados pela lista de abreviaturas de periódicos da Index Medicus (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi?db=journals) e periódicos nacionais e latino-americanos pelo portal (http://portal.revistas.bvs.br) seguido do ano da publicação, do volume, do número e da página

Exemplos de abreviaturas de periódicos: N Engl J Med., Rev Bras Reumatol., Rev Bras Hipertens.

Data de publicação: 

Após o nome do periódico indica-se a data em algarismos arábicos.

Exemplo:  Jan 2018.

Volume(número):

A identificação de outras publicações do mesmo periódico em um único ano ou volume é feita com o número da publicação entre parênteses. Ex.: 347(4).  

Página inicial e final do artigo.

Quando as páginas do artigo consultado apresentarem números coincidentes, eliminar os dígitos iguais. Exemplo: 320-329 usar 320-9

Exemplo completo de citação artigo de periódicos: (Observar pontuação entre os dados)

Nunes FP, Geller M, Bonalumi A Filho, França FC. Cilindromatose. Atualização Clínica e Epidemiológica. Rev Bras Clin Terap. Jul 1998;24(4):177-81.  

B)  Capítulo de livro.

Dados necessários para as referências:

Autor(e)s do Capítulo. Título do Capítulo. "In": Autores do livro ou editores. Título do Livro. Edição (a partir da 2ª). Cidade de Publicação. Editora. Ano de Publicação. página inicial-final do capítulo. 

Autores: Utilizem as mesmas regras dos periódicos.

Nunes FP, Geller M, Bonalumi A Filho, França FC.

Nunes CP, Nunes FP, Oliveira L, Goldberg AP, Oliveira JM, Gama CRO, et al.

Título do capítulo: Utilizem as mesmas regras dos títulos dos artigos dos periódicos.

Chromosome alterations in human solid tumors.

Livro: Escrever “in:” Autores do livro ou editores. Título do livro.

In: Aires VS, Qualidade em Atenção Primária.

Edição: Indica-se a edição, quando mencionada na obra, em algarismo(s) arábico(s) seguidos(s) de ponto e da abreviatura da palavra “edição” no idioma da publicação: 

Exemplo: 

1. Severino AJ. Metodologia do trabalho científico. 22a ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez;

2. Goldman L, Ausiello D, editors. Cecil textbook of medicine. 22nd ed. Philadelphia: Elsevier; 2004. 

Editora: Indicar o nome do editor que aparece na publicação

Exemplo: E. Blücher. Elsevier. etc

Cidade da publicação: 

Exemplo: São Paulo. New York. etc.

Ano de Publicação:

Páginas inicial e final do capítulo:

Quando as páginas do capítulo consultado apresentarem números coincidentes, eliminar os dígitos iguais. Exemplo: 320-329 usar 320-9; 320-331 usar 320-31

Exemplo completo para citação de capítulo de livro:

1. Santos SR, Brasil RMC. A satisfação do usuário. In: Aires VS, Qualidade em Atenção Primária. Rio de Janeiro: MEDSI; 1998. p 180-205

2. Meltzer PS, Kallioniemi A, Trent JM. Chromosome alterations in human solid tumors. In: Vogelstein B, Kinzler KW, editors. The genetic basis of human cancer. New York. McGraw-Hill; 2002. 93-113.

C)  Livros

Dados necessários para as referências:

Autor(es) do livro. Título do livro. Edição. Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação.

Para os detalhes, siga as regras que foram descritas acima para os outros tipos de publicação.

Exemplo: 

1. Abbas AK, Lichtman AH. Imunologia básica. 2a ed. São Paulo: Elsevier; 2007.

2. Cunha AJL. Epidemiology. 1a ed. St. Louis C V Mosby; 1998.

D) Agência Governamental como Autor

Indicar o(s) nome(s) da(s) agência (s) governamental (ais) quando esta(s) assume(m) a autoria do documento consultado. Descrever hierarquicamente os órgãos envolvidos na publicação.

Exemplo: 

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Acolhimento e classificação de risco nos serviços de urgência. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Disponível em: colocar o link.

E) ORGANIZAÇÃO COMO AUTOR (Guidelines, Consensos, Diretrizes)

Sociedade Portuguesa de Pneumologia; Comissão de Infecção Respiratória. [Portuguese Respiratory Society guidelines for the management of community-acquired pneumonia in immunocompetent adults]. Rev Port Pneumol. 2003 Sep-Oct;9(5):435-61.

F)   ARTIGOS EM FORMATO ELETRÔNICO

Autor(es). Título. Título do periódico abreviado [Tipo de mídia]. Data de publicação [data da citação];volume(número):paginação. Disponível em: endereço na web do documento (URL). 

Exemplo: 

Polgreen PM, Diekema DJ, Vandeberg J, Wiblin RT, Chen YY, David S, Rasmus D, Gerdts N, Ross A, Katz L, Herwaldt LA. Risk factors for groin wound infection after femoral artery catheterization: a case-control study. Infect Control Hosp Epidemiol. 2006 Jan [citado em 5 jan. 2007];27(1):34-7. Disponível em: http://www.journals.uchicago.edu/ICHE/journal/issues/v27n1/2004069/.web.pdf

G) TRABALHO APRESENTADO EM CONGRESSO OU SIMILAR

Block B. Gross L, Schettino CE, Mello AL. A anemia ferropriva em adolescente escolares de Goiânia. Anais do 3º Congresso de Adolescentes, 1998 junho 15-19, Curitiba (PR, BR). Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Adolescência; 1998. P. 130

H)    DISSERTAÇÃO, TESE, TCC

(tipo e grau: Tese – Doutorado; Tese – Livre-Docência; Tese – PHD; Dissertação – Mestrado; Monografia – Especialização; TCC – Graduação)

Use a sequência abaixo:

Autor. Título do trabalho [tipo do documento]. Cidade de publicação: Editora; Instituição onde foi apresentada; ano de defesa do trabalho.

Exemplos:

1. Tannouri AJR. Campanha de prevenção do AVC: doença carotídea extra-cerebral na população da grande Florianópolis [trabalho de conclusão de curso]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, Curso de Medicina, Departamento de Clínica Médica; 2005.

2. Souza AP. Participação de selênio na resistência à cardiopatia chagásica. Tese [Doutorado em Biologia Parasitária]. Rio de Janeiro: Instituto Oswaldo Cruz; 2003. 

 

As observações não publicadas e comunicações pessoais não podem ser citadas como referências. Artigos aceitos para publicação, mas ainda não publicados, podem ser citados, identificando a revista e a informação de que está “no prelo”.

I)      CITAÇÕES

Citação Direta: é a transcrição literal de um texto ou parte dele. É reproduzida entre aspas ou destacada tipograficamente fonte 11, exatamente como consta no original (ipsis litteris), acompanhada de informações sobre a fonte. 

Exemplo: Conforme Minayo5: “nada pode ser intelectualmente um problema, se não tiver sido, em primeiro lugar, um problema da vida prática.” 

As citações longas (mais de três linhas) devem aparecer em parágrafo independente, recuado e digitado em espaço 1, e fonte 11, para se destacar do texto, recuo da margem de 4 cm à esquerda, com ou sem aspa. 

          "O Instituto Oswaldo Cruz foi o primeiro instituto de pesquisa, propriamente dito, da história do Brasil, o primeiro a fazer contribuições científicas durante um período de tempo constante, e o primeiro a dar ao Brasil reputação científica no estrangeiro3."

Citação Indireta: a citação indireta é a reprodução das idéias de outro(s) autor(es), sem transcrição. É dispensável o uso de aspas, porém, indicar sempre a fonte de onde foi retirada. 

Exemplo: Para Salomon5, a boa apresentação de trabalhos de iniciação científica depende, antes de qualquer coisa, do planejamento de um projeto de pesquisa bem delineado.

O excesso de citações com pouca ou nenhuma contribuição pessoal, causa a impressão de colcha de retalhos. Deve-se utilizar as citações com bom senso. 

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