O MANEJO DA HIPERTENSÃO RENOVASCULAR, UMA IMPORTANTE CAUSA DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SECUNDÁRIA
Resumo
INTRODUÇÃO: A hipertensão arterial renovascular (HARV) abrange um espectro de manifestações clínicas, sendo uma das possíveis causas no surgimento da hipertensão arterial secundária. No entanto geralmente apresenta causa identificável, passível ou não de correção. OBJETIVO: Analisar as principais medidas no manejo dos pacientes com hipertensão renovascular, identificando as melhores ferramentas para sua identificação e tratamento levando consequentemente à um melhor prognóstico. E como objetivo secundário apresentar a fisiopatologia relacionadas à hipertensão renovascular. METODOLOGIA: Foi realizada uma revisão bibliográfica, com busca sistemática de artigos e revisões na literatura. Pesquisas eletrônicas foram feitas nas bases de dados PUBMED e no LILACS. Foram encontrados um total de 6.761 artigos, utilizando os seguintes descritores: hipertensão renovascular,hipertensão renovascular diagnóstico, estenose de artéria renal. De todos os descritores foram escolhidos 15 artigos. RESULTADOS: É possível observar e compreender os principais mecanismos envolvidos na sua gênese, assim como as medidas terapêuticas e diagnósticas mais eficazes e seus respectivos desfechos. CONCLUSÃO: A hipertensão renovascular corresponde a 1% dos casos de hipertensão arterial e apresenta como etiologia mais comum a doença aterosclerótica. Seu diagnóstico é realizado inicialmente por ultrassografia associada ao Doppler que irá selecionar os pacientes que serão submetidos a arteriografia. Em relação ao seu tratamento, estão envolvidas alterações no estilo de vida associada a drogas anti-hipertensivas ou em casos mais severos procedimentos endovasculares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.