Rastreamento de Pré-Eclâmpsia: novas perspectivas
Resumo
Introdução: A pré-eclâmpsia é um dos distúrbios hipertensivos da gestação, é uma doença multissistêmica com complexa etiopatogenia, o que torna difícil elucidar completamente a patologia. Ela é a segunda maior causa de mortalidade materna em todo o mundo, e mesmo assim não há tratamento efetivo, além da interrupção da gestação, isso demonstra a grande necessidade de rastreio e diagnóstico precoce para aplicar as medidas de prevenção secundária. Objetivo: Reunir os métodos mais recentes e eficazes para o rastreamento precoce da pré-eclâmpsia. Métodos: Foram elegidos 10 artigos das bases de dados Scielo e PubMed, além disso foi utilizado o livro Rezende Obstetrícia para embasamento teórico. Discussão: Vários métodos de rastreio da pré-eclâmpsia foram propostos, eles são divididos em história materna, aspectos biofísicos (USG de artérias uterinas, Pressão arterial média) e bioquímicos (biomarcadores inflamatórios e angiogênicos). Esses testes se mostraram eficazes, particularmente no segundo trimestre, com menor sensibilidade e especificidade no primeiro trimestre da gestação. Entretanto, devido à complexidade da etiopatogenia, nenhum dos testes propostos foi considerado suficientemente eficaz para rastreio precoce da patologia, quando feitos de forma isolada, consequentemente modelos de triagem combinada foram propostos, apresentando resultados mais promissores. Conclusão: Devido ao risco de morbidade e mortalidade, tanto materno quanto fetal, há a necessidade de rastreamento precoce da pré-eclâmpsia, nenhum exame isolado possui eficácia suficiente para realizar essa triagem, contudo protocolos combinados apresentam resultados promissores e podem ser uma importante ferramenta para manejar melhor as pacientes com a doença e permitir uma gestação mais segura tanto para a mãe quanto para o feto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.