OS NOVOS TRATAMENTOS DA NEFROPATIA DIABÉTICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Resumo
Introdução: Diabetes Mellitus é um problema de saúde pública crescente mundialmente. É um distúrbio metabólico caracterizado pela hiperglicemia, que a longo prazo gera complicações crônicas microvasculares. A nefropatia diabética (ND) é uma complicação crônica do DM e seus principais fatores de risco são a hiperglicemia, a hipertensão arterial sistêmica, a dislipidemia e a susceptibilidade genética. O tratamento da ND consiste no controle glicêmico, da pressão arterial e administração IECA, BRA ou fármacos que atuam no SRAA. Novos tratamentos para a ND se direcionam para sua fisiopatologia com foco para novos estudos que permitam uma melhor terapêutica. Objetivos: Demonstrar as novas terapias da ND abordadas nos últimos anos e suas repercussões terapêuticas. Métodos: Revisão sistemática de artigos em ingles e portugues pelos descritores retirados do Pubmed e Scielo. Foram utilizadas literatura bibliográfica, Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes, Cadernos de Atenção Básica, Protocolo e Manual de Atenção à Saúde sobre Diabetes Mellitus do Ministério da Saúde. Resultados: Novos tratamentos da ND abrangem terapias com antagonistas de aldosterona, inibidores de endotelina, bloqueadores dos receptores de quimiocina com bloqueio de SRA, suplementação com vitamina D, altas doses de tiamina e derivados, inibidores beta da proteína cinase C, controle da inflamação, desobesilato de cálcio, antioxidantes, restauração de podócitos, novos antagonistas de PPARy, inibidor da PAR-1 e inibidores da SGLT-2. Conclusão: Os novos tratamentos da ND focam na prevenção da doença renal diabética, apesar de expandirem rapidamente necessitam de estudos para que possam ser inseridas na prática médica.Downloads
Publicado
2019-04-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.