A EFICÁCIA DA ULTRASSONAGRAFIA PARA O DIAGNÓSTICO DE PNEUMOTÓRAX
Resumo
Descritores: Pneumotórax; Ultrassonografia; Diagnóstico.
INTRODUÇÃO: As lesões torácicas traumáticas constituem uma das principais causas de encaminhamento de pacientes aos serviços de emergência médica, e uma das consequências mais prevalente é o pneumotórax. Grande parte dessas vítimas morrem após chegarem ao hospital, de forma que, um diagnóstico preciso e rápido poderia diminuir a mortalidade desse tipo de traumatismo. OBJETIVO: Avaliar a acurácia da ultrassonografia para o diagnóstico de pneumotórax a partir de estudos primários não inclusos em meta-análises anteriores. METÓDOS: Realizou-se uma revisão da literatura a partir de estudos primários publicados a partir de 2012, em que se avaliou a acurácia da ultrassonografia para diagnosticar pneumotórax. Os descritores em inglês pesquisados nos DECS (Descritores de Ciência e Saúde) foram: pneumothorax, ultrasonograph, diagnosis. A base de dados utilizada foi o PUBMED. DISCUSSÃO: Durante muitos anos o ultrassom não era considerado um bom método para avaliação dos pulmões, visto que o ar é uma barreira às ondas ultrassonográficas. Entretanto, conceitos mais atuais partem do princípio que as agressões agudas reduzem a quantidade de ar de dentro do órgão, fenômeno que gera alterações padrões que permitem firmar diagnósticos com boa precisão. CONCLUSÃO: De acordo com os levantamentos reproduzidos no presente estudo, a acurácia da ultrassonografia no diagnóstico de pneumotórax é superior à radiografia. Assim, o ultrassom representa uma nova e eficaz abordagem para avaliação desse tipo de lesão que, além de apresentar elevada sensibilidade e especificidade, é um exame barato e está amplamente disponível nas unidades de emergência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.