Cartografia de Áreas de Risco a Escorregamentos, em Regionalização Progressiva, no distrito de Xerém, Duque de Caxias-RJ

Autores

  • Tiago Lima Ferreli de Oliveira
  • Claudio Amaral

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da cartografia de risco a escorregamentos, com base na metodologia da regionalização progressiva, do distrito de Xerém, município de Duque de Caxias, na baixada fluminense. Ele discute as vantagens e desvantagens do uso desta abordagem “do detalhe para o geral” nos trabalhos práticos de mapeamento de risco no Rio de Janeiro.

Referências

Cerri, L. E. S. et al. Cartas e mapas geotécnicos de áreas urbanas: reflexões sobre as escalas de trabalho e proposta de elaboração com o emprego do método de detalhamento progressivo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA, 8, 1996, Anais... Rio de Janeiro, ABGE, v.2.p. 537-548.

Ferreli, T.L. 2018. Cartografia de Áreas de Risco a Escorregamentos, em Regionalização Progressiva, em Xerém, Duque de Caxias – RJ. Monografia de graduação – Faculdade de Geologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, 38p.

Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeio – NADE/DRM-RJ (2013) “O Fluxo Torrencial ou Concentrado ou A Corrida do Capivari, em Xerém”. Disponível em http://www.drm.rj.gov.br/.

Downloads

Publicado

2018-07-24

Edição

Seção

Artigos