ESTUDO DE MOVIMENTOS E TEMPOS: DIMENSIONAMENTO DA CAPACIDADE PRODUTIVA DE UMA FUNILARIA

Autores

  • Daniele Souza Fernandes Aragão Centro Universitário Serra dos Órgãos
  • Renata dos Santos Constant Centro Universitário Serra dos Órgãos

Palavras-chave:

Estudo de tempos e movimentos. Capacidade produtiva. Funilaria.

Resumo

A prestação de serviços é uma atividade indispensável para movimentar a economia de um país, pois ela considera o cliente como parte integrante do processo. Para gerenciar esses processos é fundamental utilizar a administração da produção, que é vital para o bom funcionamento de toda organização. Através dessa técnica é possível controlar todos os recursos que envolvem um processo produtivo. Neste trabalho foi realizado um estudo de caso em uma microempresa de funilaria automotiva localizada na cidade de Teresópolis. Os objetivos do estudo foram dimensionar a capacidade produtiva mensal da empresa em realizar o serviço de funilaria em para-choque, através do estudo de tempos e movimentos. Para o desenvolvimento do estudo foram realizadas visitas para a caracterização da empresa, para acompanhar os processos e realizar as cronometragens necessárias para o estudo de tempos e movimentos. Através do dimensionamento da capacidade produtiva foi possível determinar que dois trabalhadores irão se dedicar apenas ao serviço estudado.

Biografia do Autor

Daniele Souza Fernandes Aragão, Centro Universitário Serra dos Órgãos

Graduada em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos.

Renata dos Santos Constant, Centro Universitário Serra dos Órgãos

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Engenharia de Petróleo e Gás Natural pela mesma instituição em 2016. Atualmente é aluna de doutorado em Engenharia de Produção (Pesquisa Operacional) também pela UFF e Professora do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) no Departamento de Engenharia de Produção. Sua principal área de pesquisa é Análise Envoltória de Dados e Programação Linear Multiobjetivo.

Referências

BARNES, R. M. Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida de trabalho. 6. ed. São Paulo, SP: Blucher, 1977. 635p.

CINTRA, K. M.; GUIMARÃES, H. M.; CUNHA, F. G.; FARIA, G.; MOREIRA, B. M. Aplicação do método de cronoanálise: um estudo de tempo e movimentos em um armazém. In: ENCONTRO MINEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 13, Juiz de Fora, MG, 2017. Anais... Juiz de Fora, MG: EMEPRO: 2017. p.624- 635.

GAITHER, N.; FRAZIER, G. Administração da Produção e Operações. 8. ed. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2002. 598p.

MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. 2. ed. São Paulo, SP: Saraiva, 2005. p.1-27.

PEINADO, J.; GRAEML, A. R. Administração da Produção: Operações Industriais e de Serviços. Curitiba, PR: UnicenP, 2007. 748p.

SANTOS, L. DE O; SILVA, F. F. DA; CAVALCANTE, B. G. L; BARBOSA, S. N. DA S. Estudos de Tempos: Analise da Capacidade Produtiva da Operação da Produção de Picolés. In: ENCONTRO MINEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 13, Juiz de Fora, MG, 2017. Anais... Juiz de Fora, MG: EMEPRO, 2017a. p. 58.

SANTOS, L. N. O.; NASCIMENTO, N. S. S.; CARDIAL, H. F. M.; SANTANA, A. S.; ALMEIDA, G. R. O. Aplicação da Cronanálise para melhoria do Processo Produtivo numa fábrica de Eletroeletrônicos. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 37, Joinville, SC, 2017. Anais... Rio de Janeiro, RJ: ABEPRO, 2017b.

SANTOS, T. S. dos; ALVES, L. F. Aplicação do estudo de tempos para a determinação da capacidade produtiva em uma pastelaria no município de Marabá – PA. In: ENCONTRO MINEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 13, Juiz de Fora, MG, 2017. Anais... Juiz de Fora, MG: EMEPRO, 2017. p. 97.

SLACK, N.; BRANDON-JONES, A; JOHNSTON, R. Administração da produção. 4. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2015. 698p.

Downloads

Publicado

2020-05-29

Edição

Seção

Artigos