Proposta de um Planejamento e Controle de Manutenção da Frota de Caminhões de uma transportadora da Zona da Mata Mineira
Palavras-chave:
Planejamento e Controle da Manutenção, Frota, CaminhãoResumo
O planejamento e controle da manutenção em uma frota de caminhões é uma das atividades mais importantes de uma transportadora, pois está diretamente relacionado com a garantia do atendimento e consequentemente o sucesso da organização. O investimento em manutenção é uma despesa inevitável a qualquer empresa, em especial de transportes de cargas, pois todo e qualquer veículo necessita passar por um processo de revisão, permitindo a identificação de possíveis falhas e a realização das trocas dos componentes necessários. A boa estruturação do setor de planejamento e controle de manutenção traz benefícios para os clientes, no sentido da confiabilidade da entrega no prazo; para a empresa, pois os custos com prevenção são menores que os custos das trocas/falhas; e para os usuários, pois a manutenção atua diretamente na segurança do motorista. Desta forma, este trabalho tem como objetivo propor um planejamento e controle de manutenção da frota para uma pequena transportadora, de maneira simples e eficiente, atendendo a realidade da empresa que atualmente não possui atividades estruturadas voltadas para este tema.
Referências
ANJOS, J. S. dos. Falhas na manutenção de pneus em uma frota de caminhões: uma
análise das causas aplicando a ferramenta FMEA. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de
Curso (Bacharelado em Engenharia Industrial) – Universidade Federal do Pará,
Abaetetuba, PA, 2018. Disponível em:http://bdm.ufpa.br/jspui/bitstream/prefix/1436/1/TCC_FalhasManutencaoPneus.pdf.
Acesso em: 20 ago. 2019.
CNT. Confederação Nacional de Transportes. Plano CNT de transporte e logística. 2018. Disponível em:https://planotransporte.cnt.org.br/Content/docs/Plano%20CNT%20Transporte%20-%20Pesquisa%20Completa.pdf. Acesso em: 29 ago. 2019.
FOGLIATTO, F. S.; RIBEIRO, J. L. D. Confiabilidade e manutenção industrial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
HÜNEMEYER, F.J. Proposta de implantação das funções de planejamento e controle da manutenção (PCM) em uma linha de produção.2017. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Centro Universitário UNIVATS, Lajeado, RS, 2017. Disponível em: https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/1666/1/2017FelipeJacoHunemeyer.PDF. Acesso em: 2 jun. 2019.
IQA – Instituto de Qualidade Automotiva. Manual de referência: análise do modo de falha e efeitos de falha potencial (FMEA). São Paulo: IQA, 2008. 75 p.
KARDEC, A; NASCIF, J. Manutenção: função estratégica. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2013.413p.
LOUREIRO, R. G. Aplicação das ferramentas a prova de falha" Poka-Yoke" como ações resultantes de FMEA de processo em unidades produtivas do setor automobilístico. 2013. 71 f. Trabalho de conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Centro Universitário Eurípides de Marília, Marília, 2013.
MATOS, J. S. G. C. Aplicação do HazOp dinâmico na avaliação de perigooperacional em uma coluna de destilação de uma planta de separação de ar. 2009. 96 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
SOARES, A. M. Planejamento e controle da manutenção como alavanca resultados: implantação em uma indústria de carcinicultura. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/26978/1/Planejamentocontrolemanuten%c3%a7%c3%a3o_Soares_2019.pdf. Acesso em: 2 jun. 2019.
SOUZA, J. Alinhamento das estratégias do planejamento e controle da manutenção (PCM) com as finalidades e funções do planejamento e controle da produção (PCP): uma abordagem analítica. 2008.169f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, PR, 2008
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista de Ciência, Tecnologia e Inovação, desde que citada a fonte.