Inovação em turismo: estudo exploratório na cadeia de turismo em Niterói-RJ
Palavras-chave:
Inovação, Turismo, Radar Inovação, NiteróiResumo
As atividades de turismo exercem impacto importante sobre a economia, tendo atingido, segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, 2015), 9,6% do PIB do Brasil em 2014. Essa tendência cresce no país, com baixa repercussão sobre cidades seguidoras, as quais, apesar do seu potencial turístico, encontram dificuldades de inserir-se proativamente na dinâmica dos negócios do turismo. O presente trabalho estuda a cidade seguidora de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, a partir da perspectiva da inovação em turismo como resposta abrangente ao desafio da captação e consolidação de negócios. A metodologia utilizada, com caráter exploratório, foi o estudo de caso, tomando como unidade de análise o setor de turismo em Niterói, representado por uma empresa de cada segmento da cadeia, utilizando o framework Radar Inovação. Os resultados mostram, de um lado, que o framework consegue capturar sistemicamente pontos fortes e fracos da performance inovadora institucional e, por outro lado, identifica perspectivas potencialmente promissoras para a cidade de Niterói a partir da cooperação interfirmas e intercidades.
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