Cartografia de Risco a Escorregamentos, em Detalhamento Progressivo, da Serra do Piloto, Mangaratiba, RJ.

Autores

  • Mariana Bessa Fagundes UERJ
  • Claudio Amaral

Palavras-chave:

carta de risco, escorregamentos, Serra do Piloto.

Resumo

Um dos procedimentos seguidos no período 2010-2014 pela Faculdade de Geologia da UERJ e o Serviço Geológico do Rio de Janeiro (DRM-RJ) envolveu a discussão sobre a aplicação do Método de Detalhamento Progressivo na Cartografia de Risco de Desastres associados a Escorregamentos. Este artigo, baseado na monografia de graduação de Fagundes (2014), descreve os resultados da cartografia de risco a escorregamentos da Serra do Piloto, no Município de Mangaratiba.

 

Biografia do Autor

Mariana Bessa Fagundes, UERJ

Um dos procedimentos seguidos no período 2010-2014, pela Faculdade de Geologia da UERJ e o Serviço Geológico do Rio de Janeiro (DRM-RJ), foi a discussão sobre a aplicação dos Métodos de Detalhamento e de Regionalização Progressiva em Cartografia de Risco de Desastres associados à Escorregamentos no Estado do Rio de Janeiro. Este artigo descreve as atividades desenvolvidas, apresenta as discussões e os resultados da cartografia de risco da Serra do Piloto, no Município de Mangaratiba, localizado na Costa Verde fluminense.

Referências

Cerri, L.E.S., Akiossi, A., Augusto Filhi, O., Zaine, J.E. (1996) Cartas e mapas geotécnicos de áreas urbanas: reflexões sobre as escalas de trabalho e proposta de elaboração com o emprego do método de detalhamento progressivo. In: Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia, 8, 1996, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, ABGE, v.2. p. 537-548.

Dios, F. R. B. de. (1995) Geologia, petrologia e metamorfismo dos terrenos de alto grau da porção norte da Folha Mangaratiba, RJ – 1:50.000. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 143p.

Fagundes, M.B. (2014) Cartografia geotécnica, em detalhamento progressivo em Mangaratiba - RJ: mapeamento de campo, análise geológica e preparação dos produtos voltados para a gestão de desastres. Monografia de Graduação, Faculdade de Geologia da UERJ, 120p.

NADE/DRM-RJ (2011) Cartografia do Risco Iminente a Escorregamentos no Município de Mangaratiba. Relatório Interno. Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos do Serviço Geológico do Rio de Janeiro. 92p.

Downloads

Publicado

2018-07-24

Edição

Seção

Artigos