Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (.doc; .docx) ou OpenOffice. (desde que não ultrapassem 2MB).
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Os artigos e os relatos de experiência contém resumo em língua portuguesa e palavras-chaves.
  • O artigos e os relatos de experiência contém resumo e título em língua inglesa e key-words.
  • O autor autoriza a publicação do seu email em rodapé na versão final do artigo aceito.
  • As resenhas devem conter resumo, 3 palavras-chave, a referência bibliográfica da obra, síntese do conteúdo e avaliação crítica.

Diretrizes para Autores

O texto deve ser submetido eletronicamente no campo próprio da Revista. Para enviá-lo, é preciso cadastrar-se como autor. Após o cadastramento como autor, o próprio sistema mostrará ao usuário os passos a serem seguidos para o correto envio dos trabalhos. O sistema enviará automaticamente uma notificação para os Editores a respeito do envio do texto. Os trabalhos serão encaminhados para os pareceristas de forma anônima para avaliação.

Caso o autor tenha dúvidas, problemas ou dificuldades no processo de submissão, entre em contato com os editores pelo e-mail revistaformacaoepraticadocente@gmail.com.

 

Os textos devem ser redigidos seguindo as diretrizes:

1) Os artigos devem conter entre 12 e 20 páginas e os relatos de experiência entre 8 e 12 páginas, incluindo texto e referências bibliográficas. A possibilidade de publicação de textos com mais de 20 páginas será avaliada pelos editores.

2) Os artigos e relatos de experiências devem conter título, resumo, de no máximo 800 caracteres (com espaços), 3 palavras-chave, abstract e keywords. Também deverá conter título em inglês.

3) Os relatos de experiências correspondem a uma descrição e análise de experiências desenvolvidas em ambientes educacionais.

4) As resenhas devem ser de obras recentes, publicadas nos últimos 2 anos, relacionadas à área educacional nacional ou estrangeira, e devem conter entre 4 a 6 páginas.

5) Serão aceitos artigos com, no máximo, 5 autores (para o caso de grupos de pesquisa, o nome dos participantes deve constar em nota de rodapé).

6) Serão aceitos textos com relatos de experiências com, no máximo, 5 autores (para o caso de grupos de pesquisa, o nome dos participantes deve constar em nota de rodapé).

7) Serão aceitas resenhas com apenas 1 autor.

8) As laudas devem ser em A4, margens de 2 cm, alinhamento justificado, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5.

9) As notas devem ser sucintas, redigidas em rodapé e numeradas ao longo do texto, conforme a ABNT.

10) Primeira linha de cada parágrafo com espaço de 2,5 cm em relação à margem esquerda.

11) Os arquivos devem ser submetidos com o título do trabalho (ex. titulo.doc), de modo a não permitir a identificação dos autores.

12) Os arquivos devem ser enviados em extensão word (doc ou docx).

13) Os autores deverão utilizar as normas da ABNT para citações (NBR 10520) e para referências bibliográficas (NBR 6023). A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido mencionados no texto são da responsabilidade dos autores.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.