TRABALHANDO COM QUEM EDUCA: UMA EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Educação, Formação de Educadores, Relações interpessoaisResumo
Este artigo é o resultado de uma experiência de formação continuada dos professores de língua estrangeira desenvolvida em um curso de idiomas, durante o período de maio de 1998 a dezembro de 2002, na cidade de João Pessoa. Teve por objetivo apresentar não só nossa trajetória como assessora psicopedagógica mas, sobretudo, o caminho das aprendizagens vivenciadas nessa convivência.
Referências
BAUMAN, Z. – A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro:Zahar, 2008
BAUMAN, Z. – Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004
COLL, C. – O construtivismo em sala de aula. São Paulo: àtica, 2006
CORTELLA, MARIO SÉRGIO – A Escola e o Conhecimento. Sitora, 1998
D’AVILA, C.; VEIGA, I.P.A (orgs.) – Didática e docência na educação superior. Campinas, SP. Papirus, 2012
MASSETO, M.T, Competências Pedagógicas do professor universitário. Ed.Rev. SãoPaulo, Summus, 2012
OLIVEIRA K.M., REGO T.C., SOUZA D.T.R. (org.) – Psicologia, educação e as temáticas da
vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002
PERRENOUD, P. – Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000
SALVADOR, C. C [ ET AL.]– Psicologia do ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000
VILARINHO, L.R.G – Docência no ensino superior: trocando saberes, desconstruindo mitos,
conscientizando-se da necessidade de mudança. Methodus – Revista Científica e Cultural: RJ,
Universidade Estácio de Sá, ano 3, nº 4, out/dez, 2000
VYGOTSKY,L.S. - A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos
superiores. 5ªed. São Paulo (Brasil): Martins Fontes, 1996
ZABALA, ANTONI – A Prática Educativa – Porto Alegre: Artmed, 1998
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista Formação e Prática Docente, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/