TRABALHANDO COM QUEM EDUCA: UMA EXPERIÊNCIA

Autores

  • Lenita Faissal UNIFESO

Palavras-chave:

Educação, Formação de Educadores, Relações interpessoais

Resumo

Este artigo é o resultado de uma experiência de formação continuada dos professores de língua estrangeira desenvolvida em um curso de idiomas, durante o período de maio de 1998 a dezembro de 2002, na cidade de João Pessoa. Teve por objetivo apresentar não só nossa trajetória como assessora psicopedagógica mas, sobretudo, o caminho das aprendizagens vivenciadas nessa convivência.

Referências

BAUMAN, Z. – A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro:Zahar, 2008

BAUMAN, Z. – Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004

COLL, C. – O construtivismo em sala de aula. São Paulo: àtica, 2006

CORTELLA, MARIO SÉRGIO – A Escola e o Conhecimento. Sitora, 1998

D’AVILA, C.; VEIGA, I.P.A (orgs.) – Didática e docência na educação superior. Campinas, SP. Papirus, 2012

MASSETO, M.T, Competências Pedagógicas do professor universitário. Ed.Rev. SãoPaulo, Summus, 2012

OLIVEIRA K.M., REGO T.C., SOUZA D.T.R. (org.) – Psicologia, educação e as temáticas da

vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002

PERRENOUD, P. – Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000

SALVADOR, C. C [ ET AL.]– Psicologia do ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000

VILARINHO, L.R.G – Docência no ensino superior: trocando saberes, desconstruindo mitos,

conscientizando-se da necessidade de mudança. Methodus – Revista Científica e Cultural: RJ,

Universidade Estácio de Sá, ano 3, nº 4, out/dez, 2000

VYGOTSKY,L.S. - A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos

superiores. 5ªed. São Paulo (Brasil): Martins Fontes, 1996

ZABALA, ANTONI – A Prática Educativa – Porto Alegre: Artmed, 1998

Downloads

Publicado

2019-05-23

Edição

Seção

Relatos de Experiência