HIGIENE E SAÚDE NA ESCOLA

Autores

  • Angela Silva Pieri

Palavras-chave:

Aluno, saúde, higiene corporal, higiene bucal, mudança

Resumo

Este trabalho buscou nas atividades desenvolvidas levar para os discentes o conhecimento do próprio corpo e o cuidado que devemos ter com ele através dos hábitos higiênicos. Com o intuito de passar a autonomia do próprio corpo, foi proporcionado a eles momentos de práticas onde conseguiram exercer sozinhos esses hábitos. No decorrer das atividades, com o auxílio de vídeos infantis, músicas, histórias, parcerias e atividades lúdicas apresentei aos alunos o sistema vital, as partes do corpo humano, as doenças que podem ocorrer no corpo com a ausência desses hábitos, a formação dos dentes, a escovação correta, alimentos saudáveis e não saudáveis para o bem-estar da boca e do corpo, entre outros conhecimentos. O tema e as atividades foram criados após minha vivência na escola Chiquinha Rolla no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), nas turmas do Ensino Fundamental I. Ali, pude perceber a carência desse assunto e surgiu a ideia da intervenção para minimizar o problema. O embasamento teórico deste trabalho, foi a partir das leituras dos autores Jorge Harada, artigo da Secretaria de Políticas de Saúde sobre a promoção da saúde no contexto escolar, PCN saúde e outros de igual importância, que me proporcionaram grandes conhecimentos. Todos, mas de uma perspectiva diferente, abordam a importância da promoção da saúde no contexto escolar através da intervenção. Em relação a metodologia utilizada nesta pesquisa, foi a de cunho qualitativa que visa a analise, a observação de um problema para poder reconhecer um problema e intervir.

 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2020-04-01

Edição

Seção

Relatos de Experiência