COMO AMAR UMA CRIANÇA

Autores

  • Nathalia Quintella Suarez Mouteira

Palavras-chave:

criança, afeto, liberdade

Resumo

O cenário de horror da última guerra e a exterminação dos judeus poloneses em Varsóvia, foi o motivo de Janusz Korczak escrever o livro Como amar uma criança. Que contradição!

Um homem com suas crianças órfãs, vive nesse pedaço de mundo onde o horror, a maldade e a intolerância fazem parte do convívio humano e nesse viver doloroso, no momento da autoridade valer-se acima do que é humano, o bom homem, cuidador de almas puras, “brinca” com a morte que está prestes a visitá-los no orfanato.

O trem parte rumo aos fornos crematórios e a “brincadeira” começa seguindo nos trilhos como se fossem a uma excursão. Bendita brincadeira que fez a imaginação infantil fluir, levando para longe o medo e a insegurança do trajeto.

As dificuldades soam no barulho do trem e vemos nas entrelinhas da história narrada, o crime bárbaro de homens covardes, que ceifaram vidas infantis. Além do seu protetor, elas não conheceram as belezas do mundo e da vida.

Korczak, foi uma inspiração para muitos que viram e viveram os horrores da guerra, pois com seu afeto pelo próximo, pode vencer os valores da dignidade humana, mesmo que tudo se mostrasse ao contrário.

E assim, com esse exemplo de amor ao próximo, o autor consagra sua vida às crianças, e apresenta-nos nesta obra, que a confiança no homem, como ser humano, ainda deve ser preservada. Uma conquista diária.

Com seu pensamento baseado na educação da criança e das suas necessidades, este livro recheado de emoção e sentimentos altruístas, deve ser lido e apreciado por todos aqueles que acreditam no trabalho de ensinar com afeto e nos resultados satisfatórios que apresentam.

 Temos em Korczak, no seu trabalho cotidiano, um exemplo do que pode fazer um genuíno homem guiado pelo amor e essa história deixará traços duráveis na memória de seus leitores jovens e velhos, destinando-se a trazer da Varsóvia aos recantos das escolas e aos educadores, a lição da humildade e do desprendimento.

Os educadores e os professores aprenderão a observar, para participar das experiências de trabalho com as crianças e os adolescentes, aproximando-se da realização dos sonhos de Korczak, mesmo que isso seja um passo apenas para um mundo no qual as crianças possam viver felizes.

Referências

KORCZAK, Janusz. Como amar uma criança. 4.ed. revista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

Downloads

Publicado

2020-04-01