EDUCAÇÃO, AMBIENTE E SOCIEDADE: a interdisciplinaridade na construção de uma Pedagogia Ambiental Crítica nas redes virtuais no Colégio Técnico da UFRRJ

Autores

  • Adriana Loureiro UFRRJ

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Educação Ambiental Crítica, Ensino Técnico, Redes Educativas.

Resumo

Este é o resultado parcial de um trabalho realizado pela disciplina Educação, Ambiente e Sociedade ministrada por mim no Curso Técnico em Meio Ambiente no Colégio Técnico (CTUR) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), localizado no município de Seropédica, Baixada Fluminense, dentro do campus da UFRuralRJ. Proponho, neste trabalho, um olhar interdisciplinar para a escola e para a Educação Ambiental, seguindo, inicialmente, a legislação em vigor, assim como o diálogo com autores que tratam desta questão, como Gusdorf e Japiassu. Entendendo que a interdisciplinaridade nasce do diálogo entre as disciplinas, utilizo a teoria da complexidade de Morin, destacando que os saberes podem e devem estar reunidos e não, fragmentados. Assim, proponho a construção, por meio do diálogo com o Cinema, a Literatura, a Educação Física, a Agroecologia, entre outras disciplinas, de uma concepção de Educação Ambiental crítica por parte dos atores envolvidos, através das redes virtuais, onde os conteúdos debatidos em sala de aula saem da escola para serem apresentados além-muros nas interações entre os discentes e a comunidade na busca por uma sensibilização de questões que visem à ruptura da dicotomia homem-ambiente.

Biografia do Autor

Adriana Loureiro, UFRRJ

Licenciada em Inglês pela Universidade Santa Úrsula (1992). Especialista em Metodologia da Pesquisa e do Ensino Superior pela Unifeso (2002). Licenciada em Pedagogia pela Unifeso (2005). Especialista em História Moderna pela Universidade Federal Fluminense (2006). Mestre em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2009). Especialista em Conhecimentos Tradicionais e práticas escolares na educação báscia pela UFJF (2019). Atualmente é doutoranda em Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde trabalha no projeto "Comunidades Tradicionais e a noção de rede sociotécnica: um estudo com o povo Xakriabá". Foi professora de inglês da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro de 1998 a 2006 e é professora  efetiva da área de Pedagogia do Colégio Técnico da UFRRJ desde o ano de 2006.

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Publicado

2020-04-01

Edição

Seção

Relatos de Experiência