MÍDIA, EDUCAÇÃO E IMAGINÁRIO INFANTIL: UM ESTUDO COM CRIANÇAS
Palavras-chave:
Mídia televisiva, desenho, criança e imaginárioResumo
A sociedade contemporânea e de forma especial, as crianças em idade escolar, vem passando por transformações significativas e a mídia se apresenta como parte deste cenário. O presente texto traz um recorte dos resultados da pesquisa desenvolvida com crianças e apresentada como conclusão do curso de graduação em Pedagogia do UNIFESO/RJ no âmbito da linha de pesquisa Infância, Cultura e Cotidiano Escolar. Nosso objetivo foi refletir sobre a influência da mídia televisiva no imaginário infantil, investigando a partir das crianças, os desenhos animados e os comerciais como veículos de consumo. Para desenvolver este argumento utilizamos como referencial os estudos da infância e do cotidiano escolar que consideram as crianças e suas infâncias como construção social. As crianças são sujeitos ativos da pesquisa e suas narrativas constituem-se como método de investigação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que valoriza os sujeitos envolvidos na proposta, assim como suas experiências. As pesquisadoras colocam-se na busca de compreender, através do olhar das crianças, as suas percepções das informações veiculadas na televisão. Esses aspectos precisam ser aprofundados e debatidos pela sociedade e sobretudo na escola, para construirmos um currículo que traga em seu cerne o movimento tecnológico, fomentando uma educação onde os alunos possam ser sujeitos ativos em seu processo educacional. Romper com certos paradigmas tradicionais é na atualidade uma maneira de permitir uma escolarização significativa e expressiva. Apurar o olhar para essa nova infância que se apresenta, é também socializar-se com esse universo repleto de tecnologia, onde tudo se renova com agilidade e as crianças, já em seus primeiros anos, constroem uma forte e sólida ligação com esses veículos informativos. Nesse universo os jogos e brincadeiras constituem-se como articulação entre o lúdico, o espaço real e o virtual.
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