MÍDIA, EDUCAÇÃO E IMAGINÁRIO INFANTIL: UM ESTUDO COM CRIANÇAS

Autores

  • Eluanna Conceição Meyer da Silva Esteves UNIFESO

Palavras-chave:

Mídia televisiva, desenho, criança e imaginário

Resumo

A sociedade contemporânea e de forma especial, as crianças em idade escolar, vem passando por transformações significativas e a mídia se apresenta como parte deste cenário. O presente texto traz um recorte dos resultados da pesquisa desenvolvida com crianças e apresentada como conclusão do curso de graduação em Pedagogia do UNIFESO/RJ no âmbito da linha de pesquisa Infância, Cultura e Cotidiano Escolar. Nosso objetivo foi refletir sobre a influência da mídia televisiva no imaginário infantil, investigando a partir das crianças, os desenhos animados e os comerciais como veículos de consumo. Para desenvolver este argumento utilizamos como referencial os estudos da infância e do cotidiano escolar que consideram as crianças e suas infâncias como construção social. As crianças são sujeitos ativos da pesquisa e suas narrativas constituem-se como método de investigação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que valoriza os sujeitos envolvidos na proposta, assim como suas experiências. As pesquisadoras colocam-se na busca de compreender, através do olhar das crianças, as suas percepções das informações veiculadas na televisão. Esses aspectos precisam ser aprofundados e debatidos pela sociedade e sobretudo na escola, para construirmos um currículo que traga em seu cerne o movimento tecnológico, fomentando uma educação onde os alunos possam ser sujeitos ativos em seu processo educacional. Romper com certos paradigmas tradicionais é na atualidade uma maneira de permitir uma escolarização significativa e expressiva. Apurar o olhar para essa nova infância que se apresenta, é também socializar-se com esse universo repleto de tecnologia, onde tudo se renova com agilidade e as crianças, já em seus primeiros anos, constroem uma forte e sólida ligação com esses veículos informativos. Nesse universo os jogos e brincadeiras constituem-se como articulação entre o lúdico, o espaço real e o virtual.

Biografia do Autor

Eluanna Conceição Meyer da Silva Esteves, UNIFESO

Educação Infantil

Referências

BARON, Sandra C. Brincar: espaço de potência entre o viver, o dizer e o aprender. In: GARCIA, Regina Leite (org.). Crianças, essas conhecidas tão desconhecidas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

DELORME, Maria Inês Carvalho. Televisão e consumo pelo ponto de vista das crianças. In: DUARTE, Rosália (org). A televisão pelo olhar das crianças. São Paulo: Cortez, 2008.

Documentário: Criança, a alma do negócio. 2008. Direção: Estela Renner; Produção Executiva: Marcos Nisti; Maria Farinha Produções

DUARTE, Rosália (org). A televisão pelo olhar das crianças. São Paulo: Cortez, 2008.

GARCIA, Regina Leite (org). Método: pesquisa com o cotidiano. DP&A, 2003.

GOMES, Paola Basso Menna Barreto. Mídia, imaginário de consumo e educação. Revista Educação e Sociedade . Ano XXII, nº 74, abril/2011. Disponível em www.scielo.com. Acessado dia 20-01-2011.

PINTO, Manuel. A televisão no quotidiano das crianças. Porto: Editora Afrontamento, 2000.

OLIVEIRA, Maria Terezinha Espinosa. Crianças narradoras e suas vidas cotidianas. Rio de Janeiro: Editora Rovelle, 2011.

SARMENTO, Manuel et al. Estudos da infância: educação e praticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008.

________________________. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2 modernidade. Instituto de Estudos da Criança. Universidade do Minho, 2004. Disponível em www.scielo.com.br. Acesso em julho de 2011.

TEIXEIRA, Renato; SATER, Almir. Tocando em frente. Ano de divulgação 1991. Disponível em http://letras.terra.com.br/renato-teixeira/298341/ Acessado em 16 de maio de 2012.

Downloads

Publicado

2020-04-01